Inovação e o cuidado na gestão de pessoas pautam reunião-almoço da Cacis
16 de setembro de 2022A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou, na sexta-feira, dia 16 de setembro, mais uma edição da reunião-almoço. E o convidado para palestrar no tradicional encontro da entidade foi o superintendente de Desenvolvimento da Unimed VTRP, Fábio Furst de Loreto, que abordou o tema “Inovação e cuidado na gestão de pessoas”.
O evento foi realizado no Estrela Palace Hotel e reuniu mais de 100 associados da Cacis, autoridades e comunidade regional. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer mais sobre o trabalho de gestão de pessoas desenvolvido pela cooperativa e pode ser aplicado, também, no dia a dia das empresas.
Em sua fala de abertura, o presidente da Estrela Multifeira, Oscar Hünemeier, representando a diretoria da Cacis, enalteceu a importância dos associados e da comunidade regional estarem atentos aos temas abordados nas reuniões-almoço. “A participação ativa de vocês demonstra que a Cacis está no caminho certo, em trazer temas que têm impacto no dia a dia das empresas”, frisou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Márcio Mallmann, classificou o tema abordado nesta sexta-feira como um dos mais importantes já trazidos em uma reunião-almoço. “Todos nós lidamos com pessoas e o mérito do nosso sucesso vai estar no quanto conseguirmos fazer com que as pessoas se desenvolvam física, psíquica e espiritualmente”, enalteceu.
O secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, da mesma forma, enalteceu a importância do tema. “Gestão é o ato de cuidar dos colaboradores, proporcionando o desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou, citando inúmeras ações desenvolvidas pela secretaria junto aos servidores públicos da Prefeitura de Estrela.
Com o tema “Inovação e cuidado na gestão de pessoas”, Fábio Furst de Loreto iniciou sua palestra trazendo alguns números da Unimed VTRP, seguidos dos princípios que norteiam a gestão de pessoas na cooperativa. “Temos como propósito cuidar uns dos outros por meio de nossa política de gestão de pessoas. Promovemos nossa gestão de pessoas através de práticas e ações alicerçadas no propósito da cooperativa, gestão por competências, performance, diversidade e inovação, compatibilizando os objetivos empresariais com o mercado onde atua, gerando valor e sustentabilidade ao negócio”, observou.
Loreto observou que por trás da inovação estão as pessoas. “Quem inova não é a máquina. Posso visitar qualquer país do mundo para trazer alguma tecnologia diferente. Mas ela só vai dar certo se a pecinha por trás dela, o ser humano, estiver capacitada e motivada”, pontuou. Ele elencou os processos de seleção, acolhimento/proximidade, performance e desenvolvimento adotados pela cooperativa, valorizando ao máximo a equipe interna com o surgimento de novas vagas.
A aposta na diversidade também é um dos pilares adotados pela Unimed VTRP, conforme expôs o superintendente de Desenvolvimento. O Programa de Diversidade, por exemplo, contempla etnia, gerações, gênero, PCDs, Grupo de Diversidade e parceria com a Pride Connection.
E ao colocar as pessoas no centro, ouvindo suas demandas e confiando em cada colaborador, a Unimed VTRP ainda adotou outras formas de valorização de sua equipe e que impactaram nos níveis de satisfação, como uniforme opcional em 2018, uso de bermuda nos dias quentes em 2022 e adoção de um novo crachá contendo o nome social do trabalhador, o pronome com o qual quer ser identificado e, no verso, características que o definem.
O recrutamento às cegas é outra inovação adotada na gestão de pessoas, analisando as competências do candidato e não idade, gênero, raça ou outros fatores. “Isso favorece ambientes mais diversos, inclusivos e inovadores. A seleção às cegas foi incorporada ao processo de forma natural, pois ela é resultado da nossa transformação cultural”, afirmou Loreto.
Ao final de sua apresentação, Loreto fez uma síntese destacando que o cuidado na gestão de pessoas passa pela atração de talentos; pela análise de competências e não idade, gênero, raça; na propícia de um ambiente de inovação e cuidado; pelo engajamento e comprometimento; pelo desenvolvimento; na oportunidade de crescimento; e no atingimento de resultados individuais e do negócio.
A reunião-almoço foi uma realização da Cacis Estrela, em parceria com a Unimed VTRP. O patrocínio foi de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Cooperativa Languiru, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas e Grupo A Hora.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer