Sob nova coordenação, Cacis Mulher retoma encontros mensais
1 de março de 2023Após o recesso de início de ano, o núcleo de mulheres empreendedoras da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, a Cacis Mulher, retomou, na terça-feira, dia 28 de fevereiro, os seus encontros mensais. Momento que foi marcado pela transição da coordenação do grupo, que em 2023 será liderado por Patrícia Brochier.
O encontro foi realizado no auditório da Faculdade La Salle e reuniu as empreendedoras em um momento de networking, integração e descontração. Os encontros ocorrem uma vez por mês, em diversos formatos, como reuniões, eventos especiais e, inclusive, visitas técnicas.
No início da reunião, Aline Magalhães Krabbe repassou a coordenação do núcleo para Patrícia, oportunidade em agradeceu a confiança das empreendedoras ao longo de 2021 e 2022. “Fico feliz em ter reunido este grupo de mulheres tão fortes, tão prósperas. Acredito que fizemos um trabalho bacana, de termos fomentado o empreendedorismo e nos tornarmos um braço forte da Cacis, dando ainda mais visibilidade à entidade”, enalteceu.
Já Patrícia, que já integrava o grupo gestor da Cacis Mulher e é diretora da vice-presidência de Eventos da Cacis, assume a coordenação com o propósito de fomentar, ainda mais, o empreendedorismo feminino. “Recebo com muito carinho e gratidão o papel de coordenadora. Este grupo forte é a representação do nosso crescimento e fortalecimento como mulher. Para mim, a Cacis Mulher vem agregando muito e é este sentimento que quero compartilhar com vocês, para crescermos juntas”, frisou.
O grupo gestor da Cacis Mulher segue tendo como vice-coordenadora, Luciana Brune, e conta com novas integrantes, Eliana Lenhard de Oliveira e Jéssica Luana Oliveira. Franciele Diehl e Cláudia Argiles da Costa seguem no grupo, além da ex-coordenadora Aline Magalhães Krabbe e a ex-presidente da Cacis Andreia Zwirtes Kich, que integram o conselho consultivo.
O presidente da Cacis, Gerson Strehl, participou do primeiro encontro e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo grupo. “A Cacis Mulher é a representação da essência da nossa entidade, de somar forças em prol de um objetivo. A iniciativa de retomar, no ano passado, este grupo, vem agregar o trabalho desenvolvido pela entidade em prol do desenvolvimento de Estrela. Vocês fazem um trabalho de suma importância e que orgulha a Cacis”, frisou.
Após o ato de transmissão da coordenação, foi discutida a pauta do dia. Dentre os assuntos na ordem do dia, foram reforçados pontos do estatuto e enaltecida a importância das integrantes participarem das atividades do grupo, já que os encontros visam justamente a troca de experiências, integração e o fomento do empreendedorismo feminino de Estrela.
Também foram comentadas as atividades do Multimulher que vão ocorrer durante o mês de março, evento que a Cacis Mulher está presente na organização. Inclusive, uma das atividades previstas será organizada pela Cacis Mulher: o happy hour com Maria Anselmi no dia 28 de março, junto ao Estrela Palace Hotel. Na oportunidade, a gestora empresarial e diretora da Malharia Anselmi falará de sua experiência na gestão de negócios e de pessoas, além do posicionamento da marca.
Ao final do encontro, ainda foi aberto um espaço para que as empreendedoras pudessem falar de sua trajetória. Momento este que foi utilizado pela jornalista Adriana Lara, do Portal Vale Mais, e pela secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela (Sedis), Carine Schwingel.
A Cacis Mulher
A Cacis Mulher foi criada em 2019 e intensificou suas ações a partir de março de 2021. O grupo tem como finalidade o desenvolvimento e o aprimoramento das participantes, no que concerne ao aperfeiçoamento técnico e gerencial, atuando sob os preceitos da ética e da deontologia na atividade empresarial. Dentre os objetivos do grupo estão:
– proporcionar o acesso a atividades que envolvam serviços de consultoria e capacitação técnica relacionada às áreas de atividade empresarial, fomentando o comércio local;
– promover a realização ou a participação em feiras, missões empresariais, palestras e eventos vinculados à finalidade do grupo, visando fomentar relações negociais entres as participantes e a comunidade em geral;
– fortalecer as relações institucionais e junto ao poder Público;
– buscar ganho de qualidade na atividade empresarial;
– promover marketing e divulgação conjunta;
Promover o fortalecimento da mulher empreendedora, através da troca de experiências e network;
– promover o associativismo.
O grupo é composto por até 50 participantes identificadas com a área empresarial ou empreendedoras de áreas afins com a filosofia da Cacis, além de atender os seguintes requisitos: ser associada da Cacis; ser sócia ou gestora de empresa ou empreendimento associado à Cacis; e estar em dia com as obrigações estatutárias da Cacis. Atualmente, são 31 integrantes.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer