Presença digital das marcas deve ser eficiente, afirma especialista
16 de setembro de 2015“Antes da internet, a mídias tinham dia e local definidos para veiculação. O que mudou do modelo estático após um período profundo e prolongado de transição para os dias atuais, é que, hoje, o jovem personifica essas mudanças, tornando-se o guardião e disseminador de informação”. Com essa afirmação, o especialista em planejamento estratégico digital e consultor em e-commerce, Paulo Kendzerski, abriu sua participação na última reunião-almoço realizada dia 06 de novembro, promovida pela Cacis.
A palestra abordou a presença digital nas empresas e como encontrar novos caminhos para refazer as estratégias digitais. Segundo o especialista, as marcas que não estão falando com as pessoas, tendem a morrer. “As empresas ainda não aprenderam a falar com seus públicos, embora pensem o contrário. Elas fazem um enorme esforço para produzir e publicar conteúdo, mas esquecem de desenvolver ações de comunicação com seu público”, salientou Kendzerski. Além disso, ele afirma que pelas redes sociais é possível conhecer o público da marca, bem como seu concorrente.
Kendzerski explicou que todas as informações estão disponíveis, mas tem que saber acessá-las e utilizá-las em benefício próprio. “Cerca de 60% das buscas são locais. Os consumidores creditam ao ranking do Google a performance das marcas.” Porém, para ele, não basta apenas ter um site. É preciso ter uma presença digital eficiente. Para isso, o especialista listou algumas estratégias que ajudam a fortalecer as marcas na internet: posicionar a marca; criar e manter uma presença digital consolidada; aplicar a inteligência digital em seu benefício e, por último, praticar incansavelmente o monitoramento dessas atividades a fim de fornecer constantemente um retorno ao público, no momento em que for solicitado e, se possível, antecipar-se a essa solicitação. Para ele, o grande problema das empresas não é a crise, mas, sim, a falta de comunicação.