Reunião almoço da Cacis aborda os desafios da inteligência artificial
20 de outubro de 2023A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, em parceria com Cacis Mulher, realizou no dia 20 de agosto mais uma edição da sua tradicional reunião almoço, tendo como local o Estrela Palace Hotel. E a convidada para o evento foi a CEO da Privacy Tools, analista de sistemas e empreendedora Aline Deparis. A palestrante abordou o tema “Desafios da Inteligência Artificial”.
Aline iniciou sua fala destacando que a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e é de suma importância no desenvolvimento dos negócios. “A tecnologia faz com que os negócios cresçam. A tecnologia contribui de muitas maneiras com o desenvolvimento das organizações, começando pela tecnologia básica, de controle de estoque, financeiro, todo o processo de prever antes. Vamos usar a tecnologia para realmente mudar os nossos negócios. A tecnologia é o futuro”, observou.
A palestrante também falou da Inteligência Artificial Generativa, que é capaz de gerar texto, imagens ou outras mídias em resposta a solicitações em linguagem comum. Ela considera que a mesma pode ser uma ameaça, tendo em vista que quem produz a tecnologia são humanos. “O robô recebe comando e padrão. Então, temos que ter a responsabilidade de entregar uma tecnologia ética e segura. Cada vez mais vamos ter a inteligência artificial presente e fazendo parte da nossa vida”, ressaltou.
Ela ainda colocou que, mesmo que a inteligência artificial esteja cada vez mais presente, é a responsabilidade de cada pessoa que vai determinar o seu uso. “Somos nós que escrevemos a tecnologia e vamos, de fato, fazer a diferença. Mas todo cuidado é pouco com a inteligência artificial. Hoje é possível, a partir de uma foto de uma criança, produzir conteúdo adulto, o que é muito grave. É possível se passar por outra pessoa e cometer algum ilícito. Portanto, cuidado com o que vocês postam nas redes sociais”, advertiu.
Aline reforçou que é preciso ter maturidade para fazer uso da tecnologia, tendo em vista que muitas delas, por meio da inteligência artificial, utilizam os dados dos usuários para outros fins. “A tecnologia tem que ser o meio e não o fim. A tecnologia é para nos servir e não nós servirmos a tecnologia”, afirmou.
O presidente da Cacis, Gerson Strehl, agradeceu a presença do público e destacou que a entidade está atenta às demandas de seus associados e da região, citando, por exemplo, a discussão para que Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul também sejam contempladas com o adiamento do pagamento de ICMS devido às cheias. “A inteligência artificial também é algo que está presente no dia a dia das organizações e, por isso, precisamos compreendê-la”, colocou.
A coordenadora da Cacis Mulher, Patrícia Brochier, da mesma forma, destacou a importância de compreender a inteligência artificial. “O tema está presente no nosso dia a dia. Ficamos extremamente felizes, enquanto Cacis Mulher, em indicarmos esta palestra para esta reunião almoço, sobre um tema que ainda é complexo para muitos de nós”, pontuou.
Antes da palestra, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Anelise Haussmann, e a enfermeira voluntária da entidade, Bernardete Kranz, falaram sobre o Outubro Rosa, isto é, o mês de prevenção do câncer de mama. “Temos que olhar para a prevenção. E a prevenção começa com hábitos saudáveis, como a prática da atividade física e alimentação saudável. Façam o exame, se toquem, se conheçam e vivam com mais saúde”, pontuaram.
A Reunião Almoço foi uma realização da Cacis Estrela, com apoio da Cacis Mulher e da Liga Feminina de Combate ao Câncer do município. O patrocínio foi de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Launer Química, Dinna, Run More, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana, Impress Comunicação Visual e Grupo A Hora.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer