Campanhas Eventos

Dia “A” do Associativismo em Estrela terá mutirão em escola infantil mantida justamente por associação

18 de abril de 2025
Estrutura de educação infantil que atende mais de 130 crianças de 2 a 5 anos é mantida pela Associação Educacional Colmeia e necessita de melhorias

O dia 30 de abril marca, em todo o País, o “Dia Nacional do Associativismo”. No RS, e em especial o Vale do Taquari, essa data cada vez mais marcante na vida das pessoas, e ainda mais significativa após as enchentes, terá agora outra especial ação em Estrela. Agendada, contudo, para a manhã do dia 03 de maio, a iniciativa da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), com apoio da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), espera mobilizar o maior número de voluntários possível para um mutirão de limpeza e embelezamento da Escola de Educação Infantil Colmeia. Hoje, a mesma atende mais de 130 crianças de 2 a 5 anos.

A instituição não é nem pública nem privada, mas sim mantida pela Associação Educacional Colmeia, também parceria na proposta do Dia “A”, e hoje presidida por Franciele Jancen. A estrutura do prédio e ambientes externos e internos pedem por alguns reparos e melhorias. De acordo com a coordenadora administrativa, Simonela Steiner, as ações de manutenção sempre foram constantes ao fim de cada ano, e organizadas pela associação em conjunto de familiares para demandas pontuais. Contudo, no ano passado, a mesma não foi realizada. “No último ano, justamente em razão da enchente, que atingiu muitos de nossos alunos, seus familiares e também nosso quadro de equipe, não tivemos como fazer uma mobilização. Também não as realizamos porque valores em caixa foram investidos nos reparos de rede elétrica, que eram urgentes e necessários para os trabalhos, e exigiram muitos recursos”, explica.

Como participar

A comissão envolvida com o “Dia A” já montou um grupo público no Whats onde está buscando mobilizar pessoas para participarem da ação, que ocorrerá das 7h3min às 12h. O grupo  pode ser acessado pelo link https://chat.whatsapp.com/Gf9deaaj10V3wZqtODQSmJ , ou através de QR Code presente ao card do evento. Novos integrantes podem convidar outras pessoas a participarem direto no grupo. Ainda, a organização  busca apoio de empresários e doações voluntárias para a compra de materiais envolvidos na ação.

O vice-presidente da Associação Educacional Colmeia, Adiel Krabbe, diretor da Cacis, ressalta a importância da iniciativa e da maior participação possível de pessoas. “Quando conseguimos unir forças para um bem comum os resultados são sempre muito positivos. E no caso quando uma ação como o ‘Dia A’ acaba por favorecer uma causa que beneficia ainda mais pessoas, como foi o caso da ação passada, no caso a Apae, e agora da Colmeia, este movimento se torna ainda mais importante”, comenta. “Não podemos esquecer que essa causa colabora com o dia a dia de dezenas de crianças, que podem fazer deste momento um legado muito positivo para toda a vida e nosso futuro”, pontua. Simonela completa. “Desde já nos sentimos agradecidos só de saber que fomos escolhidos por esta causa, tão nobre. Em uma época que não somente pelo aniversário de um ano da enchente, mas também pela Páscoa, nos faz valorizar ainda mais sentimentos como renascimento e solidariedade”, comenta.

Saiba mais sobre a Associação

A Escola de Educação Infantil Colmeia tem como mantenedora a Associação Educacional Colmeia. Teve sua fundação no dia 28 de abril de 1973, mas suas atividades iniciaram apenas no dia 08 de março de 1976. O Centro Social Colmeia, como foi chamado inicialmente, foi construído através de recursos do Governo Federal. A manutenção do mesmo acontecia através de contribuições espontâneas e promoções. O Centro surgiu com o objetivo de oferecer à comunidade do Bairro Boa União e arredores, um lugar para as crianças -, para que as mães pudessem se empregar a fim de ajudar na renda familiar, preocupação esta também do Pastor da época, Hartmut Schiemann. Em 26 de outubro de 2016, o Centro Social Colmeia passou por cisão parcial efetiva, devido a legislação atual, tendo como atividade preponderante a assistência educacional em todos os seus níveis. Neste momento o Centro passou a ser uma Associação. A Associação teve o patrimônio social constituído por todos os bens móveis, imóveis e de qualquer natureza. O imóvel ocupado por ela é de patrimônio da Comunidade Evangélica Luterana de Estrela, que será usado em forma de comodato.

A administração da Associação fica a cargo de uma diretoria constituída  por 50% dos membros da Paróquia Evangélica de Estrela e os demais pessoas voluntárias, em eleição a cada dois anos. A comunidade escolar constitui-se hoje por uma diversidade cultural e econômica, onde as crianças são oriundas de famílias com culturas, descendências e poder aquisitivos variados.  

_______________________________________________

Fonte: Rodrigo Angeli . fotos /divulgação

 
whatsapp Fale conosco