Campanhas

Comunidade abraça causa social e “Dia A do Associativismo” restaura escola comunitária

5 de maio de 2025
Iniciativa da Cacis Estrela em parceria regional com a CIC-VT reuniu dezenas de pessoas de todas as idades no propósito de embelezar escola de Educação Infantil Colmeia, que atende mais de 130 crianças de 02 a 05 anos

Evento reuniu cerca de 80 pessoas, sendo que muitos trabalharam a manhã toda em diversas frentes

Muitos pincéis, rolos e baldes de tinta. Pás e carrinhos de mão para várias cargas de brita e areia. Ainda terra, folhagens e flores. Mas mais do que o material utilizado, a força e o empenho de dezenas de pessoas de todas as idades que abraçaram a causa do “Dia A do Associativismo” em Estrela. A mobilização coletiva e solidária, em mais uma iniciativa regional da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) e gerida localmente pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), teve como proposta este ano, mais uma vez, proporcionar um bem a quem serve outros. Neste sentido, a ação realizada no sábado pela manhã (03) revitalizou a Escola de Educação Infantil Colmeia, localizada no Bairro Boa União.

As floreiras e canteiros também receberam atenção especial

 Mantida pela Associação Educacional Colmeia, também parceira da iniciativa, a escola atende hoje mais de 130 crianças de 02 a 05 anos. A instituição não é nem pública nem privada, e sim mantida pela associação, hoje presidida por Franciele Jancen. Após visitas de equipes de diretores da Cacis, ficou entendida a necessidade de melhorias no espaço. Desta forma, foi acordado o embelezamento da área externa do prédio, com a pintura de grades, brinquedos, bancos e outros ambientes, assim como pequenas melhorias no ajardinamento e outros espaços coletivos, entre estes setores de recreação. Depois de um reforçado café da manhã preparado pela escola, os cerca de 80 participantes se dividiram em grupos para a atuação em específicas tarefas.

A pequena Bianca Maria Petter, de 9 anos, não quis saber de brincar, e se dedicou às pinturas. “Eu gosto de ajudar. É importante”, justificou.

Maria Helena Reis Holz, mesmo no auge dos seus 72 anos, ajudou a manhã inteira. “Perdi quase tudo na enchente de setembro, inclusive minha vida e a de meu marido, resgatado de dentro da água. Prometi que sempre que pudesse iria ajudar quem faz o bem”.

Já Rodrigo Marques, representante do grupo “Filosofia Ex”, veio de Bento Gonçalves para colaborar. “Ajudar ao próximo faz bem para a gente também. Importante é sempre colaborarmos, pois qualquer ajuda a quem mais precisa é sempre muito importante.”

Foi graças ao empenho de muitos, entre os quais representantes de grupos, entre os quais de pais e professores, entidades, profissionais autônomos e apoiadores que o resultado ficou acima da expectativa. “Só temos que agradecer. Ficou lindo. Foram muitas as melhorias realizadas. Não imaginávamos que seria possível fazer tanto em tão pouco tempo. Os olhos de nossas crianças vão brilhar ao ver o resultado de tudo”, relata Simonela Steiner, coordenadora da escola. Para o presidente da Cacis, Claus Wallauer, outro exemplo de uma comunidade envolvida com as boas causas. “Temos que agradecer muito a quem, da sua maneira ou possibilidade, colaborou com mais essa iniciativa solidária.” Ao fim do evento, uma muda da “árvore do associativismo” foi inaugurada junto a uma placa simbólica para marcar o evento.

A plantação de uma muda marcou o símbolo da “árvore do associativismo”

Saiba mais sobre a Associação

A Escola de Educação Infantil Colmeia tem como mantenedora a Associação Educacional Colmeia. Teve sua fundação no dia 28 de abril de 1973, mas suas atividades iniciaram apenas no dia 08 de março de 1976. O Centro Social Colmeia, como foi chamado inicialmente, foi construído através de recursos do Governo Federal. A manutenção do mesmo acontecia através de contribuições espontâneas e promoções. O Centro surgiu com o objetivo de oferecer à comunidade do Bairro Boa União e arredores, um lugar para as crianças -, para que as mães pudessem se empregar a fim de ajudar na renda familiar, preocupação esta também do Pastor da época, Hartmut Schiemann. Em 26 de outubro de 2016, o Centro Social Colmeia passou por cisão parcial efetiva, devido a legislação atual, tendo como atividade preponderante a assistência educacional em todos os seus níveis. Neste momento o Centro passou a ser uma Associação. A Associação teve o patrimônio social constituído por todos os bens móveis, imóveis e de qualquer natureza. O imóvel ocupado por ela é de patrimônio da Comunidade Evangélica Luterana de Estrela, que será usado em forma de comodato.

A administração da Associação fica a cargo de uma diretoria constituída por 50% dos membros da Paróquia Evangélica de Estrela e os demais pessoas voluntárias, em eleição a cada dois anos. A comunidade escolar constitui-se hoje por uma diversidade cultural e econômica, onde as crianças são oriundas de famílias com culturas, descendências e poder aquisitivos variados.  

_______________________________________________

whatsapp Fale conosco