Eventos

As funções econômicas e sociais do Registro de Imóveis pautam Café Empresarial da Cacis

1 de julho de 2022

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou na sexta-feira, dia 1º de julho, a terceira edição do ano do Café Empresarial, tradicional evento da entidade que traz informações de interesse dos associados e demais interessados. Na oportunidade, o registrador público e interventor do Registro de Imóveis de Estrela, Everton José Helfer de Borba, abordou o tema “Registro de Imóveis: funções econômicas e sociais”.

Em sua saudação, o presidente da Cacis, Gerson Strehl, enalteceu a expressiva participação da comunidade e a força do associativismo. “Estamos, juntos, discutindo assuntos pertinentes ao desenvolvimento do nosso município. Isso é a essência do associativismo e, consequentemente, da Cacis”, enalteceu. Em torno de 125 pessoas, entre associados da Cacis e comunidade regional, prestigiaram o Café Empresarial.

Gerson Strehl, presidente da Cacis (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Borba iniciou sua fala ressaltando que o Registro de Imóveis deve ser um elemento catalizador para gerar riquezas, empregos e tributos que vão retornar em forma de serviços à população. “No cartório vão aparecer novos empreendimentos, operações imobiliárias dos mais variados tipos que vão afetar a vida da sociedade. Cada protocolo registra uma história. Não é só um contrato, é o esforço de um empreendedor, a representação do sonho de uma família em ter sua casa”, observou.

Nesta linha, o interventor colocou que o Registro de Imóveis tem o papel de cuidar da propriedade das pessoas. “Por isso somos extremamente cautelosos, rigorosos. Quando vocês nos procuram para um registro, nós damos a vocês uma garantia de segurança. Ao registrar, temos que saber efetivamente aquele título, ao ser registrado, não vai gerar problemas no futuro”, pontuou.

Borba ainda colocou que os cartórios estão caminhando para um processo de desburocratização e que, em breve, todos os cartórios do Brasil estarão interligados. “Precisamos simplificar, mas com cautela. É preciso observar os requisitos da lei, para garantir a segurança jurídica do registro. Mas, não posso me exceder, ou seja, só posso exigir aquilo que está lei. Já a interligação dos cartórios vai facilitar a consulta dos bens em outros estados, por exemplo, daquela pessoa que procura nossos serviços”, afirmou.

Everton Borba foi o palestrante (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Dentre as funções sociais do Registro de Imóveis, Borba citou a profilaxia jurídica, isto é, negócio saudável, sem vícios, e a prevenção de litígios, ou seja, evitar conflitos futuros em cima daquele registro. Já como funções econômicas, elencou a redução da assimetria de informações, proporcionar o desenvolvimento de mercados financeiros, estimular o empreendedorismo, possibilitar a mobilidade de capital e investimento e fomentar o desenvolvimento econômico.

Borba, no fim, ainda pediu a compreensão da comunidade diante das alterações recentes no Registro de Imóveis de Estrela e colocou que espera contribuir na mudança de visão sobre o serviço. “O problema não está nos cartórios em si, está na forma como a gente conduz isso. Há um esforço da classe no sentido de melhorar isso, aprimorar este serviço, de conduzir de uma forma mais evoluída e menos burocrática”, enalteceu.

O Registro de Imóveis de Estrela está localizado na Rua Tiradentes, 436, sala 102, Centro, junto ao prédio da Caixa Econômica Federal. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Contato pode ser feito pelo telefone (51) 3712-9272 ou, então, pelo e-mail [email protected].

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, colocou que o Café Empresarial vai ao encontro dos propósitos do Governo. “Estrela tem pressa e este Café Empresarial demonstra isso. A cidade está compreendendo essa pressa e essa necessidade. Não há mais espaço para amadores. Não há mais espaço para mais ou menos. E o cartório de Registros entende que só há o social quando tiver o desenvolvimento. O social é maravilhoso, mas sem a geração de empregos o social fica prejudicado”, pontuou.

O Café Empresarial foi uma realização da Cacis Estrela. O patrocínio foi de Sicredi Ouro Branco, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Brasilata, CDL Porto Alegre, ZW Contabilidade, Launer Química, Gardel Imóveis, Cooperativa Languiru, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Plano A Móveis Projetados e Grupo A Hora.

Café Empresarial reuniu associados e comunidade em geral (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Café Empresarial reuniu associados e comunidade em geral (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

whatsapp Fale conosco