Diretoria Novidades

Cacis apresenta seu case em encontro dos executivos da CIC Vale do Taquari

17 de novembro de 2022

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela foi sede, na manhã de quinta-feira, dia 17 de novembro, do 2º Encontro dos Executivos da CIC Vale do Taquari. Na oportunidade, a entidade empresarial estrelense ainda foi case do encontro realizado no auditório da Faculdade La Salle, com o tema “Sustentabilidade financeira da entidade”.

O Encontro de Executivos tem o objetivo de oportunizar a troca de experiências e conhecimentos, sendo uma iniciativa da diretoria de Relacionamento de Associados e Desenvolvimento Associativo da CIC VT. O evento contou com as presenças de executivos, diretores, presidentes de associações comerciais ligadas à CIC VT, vice-presidente regional da Federasul, Renato Lauri Scheffler e do presidente da entidade regional, Ivandro Carlos Rosa.

Em sua fala, o diretor executivo da Cacis, Paulo Finck, apresentou as ações desenvolvidas pela entidade, com foco na sustentabilidade financeira. Nesta linha, ressaltou os desafios e as oportunidades da Cacis nesta área. Dentre as ações para sustentabilidade financeira desenvolvidas, destacou os pacotes de campanhas de incentivo ao comércio, que têm tido boa adesão; a busca de patrocínios para os eventos com contrapartida da logomarca em banner, site e coluna semanal em jornal; relacionamento direto com o associado mostrando os benefícios de ser associado; e a criação da Cacis Mulher.

Paulo Finck apresentou o case da Cacis (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Finck ainda citou a prospecção de mercado com aproximação do poder público; contratação de serviços de assessoria de imprensa, marketing e jurídica; valorização de cases locais nos eventos da entidade; e a redução de custos através de reavaliação de contratos e serviços em vigência. Atualmente a Cacis tem 343 empresas associadas, sendo 162 prestadoras de serviços, 131 do comércio, 46 da indústria e quatro do agronegócio.

O diretor executivo expôs que a Cacis nasce a partir da união da Associação Comercial e Industrial de Estrela e Câmara de Dirigentes Lojistas, já visando a sustentabilidade financeira. “Esse é um desafio constante da entidade, de manter a sustentabilidade financeira, ampliando ainda mais a gama de serviços e soluções empresariais oferecidos aos associados. Com forte trabalho de gestão, a Cacis tem sido referência na região e contribuído ativamente no desenvolvimento regional”, observou.

Representando a diretoria da Cacis, a vice-presidente de Infraestrutura, Claudia Argiles da Costa, salientou que a entidade tem buscado ser voz ativa no que tange ao desenvolvimento de Estrela, e consequentemente da região, estando também presente nas discussões das demandas do Vale do Taquari. “Acreditamos no desenvolvimento regional, no trabalho conjunto”, afirmou.

Vice-presidente de Infraestrutura da Cacis, Claudia Argiles da Costa (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Os diretores de Relacionamento de Associados e Desenvolvimento Associativo da CIC VT, Tania Schardong e Claus Wallauer, pontuaram aspectos de uma pesquisa realizada entre os executivos, onde a troca de experiências e a apresentação das boas práticas de cada entidade aparecem em primeiro lugar. “Com essas trocas de experiências, vamos fortalecer nossas entidades, praticar ainda mais os princípios do associativismo e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento regional”, frisaram.

Tânia Schardong e Claus Wallauer (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

O presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, lembrou que são diversas as pautas em discussão e pontuou a necessidade de reforçar o slogan da entidade. “Nosso slogan ‘A força associativa do Vale’ tem o intuito de realçar o associativismo, que é a soma de todos nós. Juntos, temos muito mais representatividade e poder de articulação”, ressaltou.

Presidente da CIC VT, Ivandro Rosa (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

Encontro reuniu representantes de entidades associadas à CIC VT (Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação)

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

whatsapp Fale conosco