Eventos Infraestrutura Novidades

Cacis, Prefeitura e parceiros projetam ações para o Viva o Taquari-Antas Vivo

23 de fevereiro de 2024

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), Prefeitura de Estrela, empresas e entidades do município se reuniram nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, para projetar as ações previstas para o Viva o Taquari-Antas Vivo. A mobilização regional voluntária ocorrerá em sua 17ª edição no dia 23 de março.

O encontro foi realizado no auditório da Cacis, oportunidade em que foram apresentadas as ações previstas pelo Governo de Estrela, por meio da Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho, e que contarão com a parceria da Cacis, empresas e entidades do município.

A ação ambiental ocorrerá na manhã do dia 23 de março, no Parque da Lagoa. Além da tradicional coleta de resíduos no leito e nas margens do Rio Taquari, a ação em Estrela ainda contará com momentos de conscientização, por meio de exposição que conta a história do manancial, que será coordenada pela Cacis. Outras iniciativas ocorrerão na oportunidade, como plantio de árvores, distribuição de material educativo, dentre outras, que serão divulgadas pela Sala Verde ao longo dos próximos dias.

O objetivo do Viva o Taquari-Antas Vivo é sensibilizar a comunidade quanto à importância da destinação correta dos resíduos, evitando que os mesmos vão parar nas ruas e, consequentemente, no Rio Taquari. Este ano, a previsão é de que a ação ocorra em uma extensão menor, devido à grande quantidade de resíduos decorrente das duas enchentes no final do ano passado.

A coordenadora da Sala Verde, Luana Hermes, lembrou que o objetivo é pautar a questão ambiental não somente no dia 23 de março, mas, sim, de forma constante. “O Viva Taquari-Antas Vivo tem contribuído ativamente na sociedade e podemos agregar ele ainda mais, para que nossa população tenha compreensão da importância da destinação correta de resíduos. O problema do lixo não acaba quando o tiramos de casa”, enalteceu.

A vice-presidente de Prestação de Serviços da Cacis, Claudia Argiles da Costa, enalteceu a importância do Viva Taquari-Antas Vivo. “Pensar no Rio Taquari e seus afluentes, pensar na água é pensar no nosso bem-estar, na nossa qualidade de vida, no futuro das nossas cidades. Esse tema deve ser recorrente e, por isso, essa ação é de suma importância para a sociedade”, sublinhou.

O presidente da Cacis, Claus Wallauer, observou que a ação vai ao encontro dos propósitos da entidade. “Por meio do Viva o Taquari-Antas Vivo, Estrela também mostra o seu protagonismo, fortalece a coletividade local e atuar diretamente na comunidade, atuando de forma preventiva para preservar este importante manancial, que é o Rio Taquari”, pontuou.

Entidades e empresas que tiverem interesse em participar e/ou realizar alguma iniciativa durante a ação devem contatar a Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho, pelo telefone (51) 3981-1044. Voluntários também devem se inscrever previamente na Sala Verde ou por meio de link que será disponibilizado em breve.

Reunião alinhou a ação ambiental em Estrela (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

Reunião alinhou a ação ambiental em Estrela (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

whatsapp Fale conosco