Infraestrutura

Cacis, Prefeitura e parceiros projetam ações para o Viva Taquari-Antas Vivo

5 de abril de 2022

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), Governo de Estrela, empresas e entidades do município se reuniram nesta terça-feira, dia 5 de abril, para projetar as ações previstas para o Viva Taquari-Antas Vivo. A mobilização regional voluntária ocorre em sua 15ª edição no dia 23 de abril. Mas, em Estrela, mais ações ocorrerão durante o ano.

O encontro foi realizado no auditório da Faculdade La Salle, oportunidade em que foram apresentadas as ações previstas pelo Governo de Estrela e que contarão com a parceria da Cacis, empresas e entidades do município. O foco principal do grupo será, ao longo do ano, trabalhar especialmente de forma preventiva, isto é, com ações que evitem que os resíduos vão parar no Rio Taquari.

Reunião projetou as ações previstas ao longo do ano

O coordenador da Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho, Cleberton Bianchini, ao elencar as atividades previstas, lembrou que o Município já efetuou a pintura de 10 bueiros em março na região central de Estrela. “A pintura de bueiros tem o objetivo de sensibilizar a comunidade estrelense para cuidar dos resíduos nas ruas. E vamos ir além, não somente com a ampliação das ações de pinturas, mas, também várias ações preventivas que poderão culminar, em outubro ou novembro, com alguma ação no Rio Taquari. Já no dia 23 de abril, faremos um mutirão de limpeza em determinados bairros, especialmente em áreas inundáveis”, expôs.

Bianchini também lembrou que o objetivo é pautar a questão ambiental não somente no dia 23, mas, sim, constantemente, como forma de conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos. “O Viva Taquari-Antas Vivo tem contribuído ativamente na sociedade e podemos agregar ele ainda mais. E é o que estamos propondo”, enalteceu.

Claudia Argiles da Costa

A vice-presidente da Infraestrutura da Cacis, Claudia Argiles da Costa, enalteceu a importância do Viva Taquari-Antas Vivo. “Pensar no Rio Taquari e seus afluentes, pensar na água é pensar no nosso bem-estar, na nossa qualidade de vida, no futuro das nossas cidades. Esse tema deve ser recorrente e, por isso, acredito ser um grande passo propormos ações ao longo do ano”, sublinhou.

Cleberton Bianchini

O diretor executivo da Cacis, Paulo Finck, observou que, ao executar ações preventivas e de conscientização, se evita que o lixo vá parar no Rio Taquari. “Serão ações pequenas ao longo do ano, mas que vão agregar e dar resultados imensuráveis mais para frente”, destacou.

 

Viva o Taquari-Antas Vivo em Estrela

Com base no que foi elencado pelo coordenador da Sala Verde, Estrela projeta as seguintes ações ao longo de 2022 dentro do Viva o Taquari-Antas Vivo:

> 23 de abril: Viva o Taquari-Antas Vivo – Prevenção em Ação. Pela parte da manhã, mutirão de coleta de resíduos e panfletagem com materiais informativos e orientativos nos bairros Moinhos, Marmitt, Chacrinha, Oriental e Indústrias, sendo nos dois últimos voltado às margens do Rio Taquari e áreas inundáveis;

> Maio/junho: Ação com grêmios estudantis das escolas para ampliação da pintura dos bueiros e bocas de lobo nos bairros, ação já iniciada pelo Governo de Estrela em março;

> Julho/agosto: vídeos sobre boas práticas em cuidados com os resíduos com empresas associadas à Cacis;

> Todos os meses: ações contínuas de coleta de resíduos volumosos;

> Outubro/novembro: evento final na escadaria, como sugestão uma edição do Arte na Escadaria voltado para o Rio Taquari.

 

Propósitos

As ações do Viva o Taquari-Antas Vivo em Estrela tem os seguintes objetivos:

– Estrela assumir o protagonismo das ações no município;

– Fortalecimento da coletividade local;

– Atuar diretamente na comunidade, gerando mais interação com a atividade;

– Diversos eventos ao longo do ano;

– Ação preventiva e antecipação do problema;

– Melhoria da qualidade de vida nos bairros diretamente atingidos.

Além da Cacis e do Governo de Estrela, dentre as empresas e entidades parceiras estão: Sicredi Ouro Branco, Certel, Cooperativa Languiru, Faculdade La Salle/Colégio Santo Antônio, Plastrela, Brasilata, Launer Química, Lions Clube, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Defesa Civil e 3ª Coordenadoria Regional de Educação.

Reunião projetou as ações previstas ao longo do ano

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
whatsapp Fale conosco