Comércio

Cacis recebe encontro do Movimento Empresarial no Vale do Taquari

7 de julho de 2016

O Movimento Empresarial está cumprindo uma agenda de apresentação pelas oito macrorregiões do Estado. Na tarde desta quinta-feira, dia 7 de julho, foi a vez do Vale do Taquari conhecer os métodos e objetivos do projeto. O encontro foi na sede da Cacis, com representantes de entidades empresariais e de sindicatos regionais e a presidente da Federasul, Simone Leite. É um projeto da Federasul, criado em 9 de dezembro de 2015. O movimento propõe uma visão de 360º sobre pautas coletivas com firmeza de propósitos, renovação de lideranças, ética, idealismo, atitude e iniciativa. A ideia é promover reuniões regionais com lideranças para estabelecer estratégias de articulação em conselhos, câmaras de vereadores, poder público municipal e estadual, pautas regionais.

O vice-presidente de Integração da Federasul, Rodrigo Sousa da Costa, apresentou como funciona o movimento. Ele afirmou que a crise que estamos passando é por falta de líderes.”Hoje existe um baixo engajamento, precisamos reverter essa situação estimulando e desafiando as pessoas de bem a se envolver com os problemas da comunidade e região. Como fazer isso? Quando assumimos a responsabilidade pelos resultados almejados”.

O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), Ito Lanius, apresentou as bandeiras da entidade ao longo desses 11 anos de atividades. “Uma das nossas lutas é a produção e geração de energia elétrica. Nós produzimos apenas 5% de energia e temos potencial muito maior para explorarmos. Basta boa vontade do poder público para acelerar a liberação das licenças ambientais”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Miguel Arenhart, falou sobre a importância da união das entidade em prol da comunidade. A em parceria com outras entidades está lutando pela liberação mais rápida dos alvarás dos bombeiros. Essas entidades pretendem elaborar uma pauta em conjunto e apresentar essas reivindicações para cada candidato e firmar um acordo para que caso seja eleito colocar em prática.

Dani José Petry, presidente da (Alsepro), apresentou o case da construção do presídio feminino e do albergue. Com mobilização regional foi possível construir o prédio com capacidade para 100 vagas femininas e 126 para o albergue.

Simone Leite pediu que os empresários não desistam desses projetos apresentados durante a reunião. Ela ressaltou que o movimento tem como objetivo reconstruir o estado do Rio Grande do Sul. “Esse é o momento de fortalecer e integrar as associações comerciais para o estado crescer. Nós somos parte da crise e somos também parte da solução. Eu acredito que para vencermos a crise precisamos, destacou a presidente da Federasul”, Afirmou.

O Vice-presidente Regional da Federasul para o Vale do Taquari, Verno Arend, afirmou que serão criados núcleos para pautar essas reivindicações. Um grande fórum está previsto para os dias 9 e 10 de setembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa CIC VT

whatsapp Fale conosco