Agronegócio

Cerca de 400 voluntários retiram 928 kg de lixo do rio

25 de março de 2017

A 11ª edição do Viva o Taquari Vivo bateu recordes de participação neste ano. Mesmo com tempo nublado e garoa, quase 400 voluntários se reuniram na manhã de sábado, dia 25, na beira do Rio Taquari, no Parque Municipal da Lagoa, e recolheram 928 kg de lixo. O evento é uma realização da Cacis, Prefeitura de Estrela e Parceiros Voluntários e contou com o apoio de diversas entidades da cidade.

Segundo a vice-presidente de Eventos da Cacis e coordenadora da ação, Elenir Dresch, o evento foi fundamental para incentivar a conscientização da comunidade. Ela frisou a importância de muitos pais terem trazido os filhos para o evento. “Muitos crianças aprenderam a limpar o rio e que não se deve jogar o lixo no chão e muito menos na água.”

Ao todo, o grupo de voluntários ficou cinco horas em atividades na beira do rio. Algumas equipes ficaram em terra e outros seguiram em atividades dentro da água, usando lanchas, barcos e até mesmo caiaques. Tudo supervisionado por equipes do Corpo de Bombeiros de Estrela e Samu, para que não houvesse problemas no quesito segurança.

Além disso, antes de iniciarem as atividades, instrutores de educação física fizeram atividades de alongamento com todos e representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela repassaram informações sobre objetos que deveriam ser evitados em função da contaminação. Durante o evento, funcionários da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela e da Sala Verde também orientaram os voluntários quanto à correta separação do material recolhido, assim tudo já foi encaminhado corretamente para a UTL para a sua destinação final.

Exposição no centro da cidade

Dando continuidade ao projeto, no dia 27 de março alguns resíduos serão expostos na Praça Menna Barreto, das 10h às 16h, para que as pessoas tenham ciência do que pode ter dentro do rio, e também, que todo aquele lixo foi deixado por pessoas em locais impróprios. A mesma ação ocorreu ainda em Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires.

Relação com outros anos

O número de lixo recolhido reduziu em relação ao ano passado, mesmo que mais pessoas estiveram engajadas. Então a comissão organizadora acredita que as pessoas tenham se conscientizado mais.

Em 2015, foram recolhidos em Estrela, 920 quilos de resíduos do rio e do entorno do parque. Em 2016, o número chegou a 1,4 kg. E neste ano, atingiu 928 kg. Sendo que o maior volume foi de ferro, que atingiu 151 kg.

Engajamento da população

Neste ano, muitas empresas, entidades e também instituições reuniram grupos de colaboradores e alunos para desenvolver atividades no local e também a colocar, literalmente, a mão no lixo.

A Faculdade La Salle, por exemplo, desenvolveu paralelo a ação um encontro com alunos do Colégio Santo Antônio na Escadaria. Enquanto os mais de 40 alunos voluntários da faculdade recolhiam o lixo, os alunos do colégio assistiam as atividades e ainda ajudavam a cantar para o rio.

Apoiadores do evento

Para o sucesso do evento esta edição do “Viva Taquari Vivo” contou com o apoio da Faculdade La Salle, BRF, Corpo de Bombeiros, Rádio Sorriso, Plastrela, Sesi, Trânsito Brasil, Ambientar, Agea, Arla, Saneban, Capitania dos Portos, Clube Delta, Corsan, Docile, Defesa Civil, Fruki, Geração V, jornais O Informativo, A Hora, Agora no Vale e Jornal Nova Geração; rádios Encanto, Emoção, Independente, Light, Tropical; Petter EPIs, Secretaria de Cultura de Venâncio Aires, Sema – Sala Verde, Sesc, TVs O Informativo e Univates; Unimed VTRP, Univates, Patram.

Material recolhido

– Plástico: 63 kg

– Plástico/Pets: 75 kg

– Plástico duro: 75 kg

– Tecido: 45 kg

– Tecido/ roupas e sapatos: 10 kg

– Ferro: 151 kg

– Madeira: 41 kg

– Borracha: 8 kg

– Vidro: 30 kg

– Pneu: 146 kg

– Isopor: 6 kg

– Rejeito: 250 kg

whatsapp Fale conosco