Campanhas Eventos

“Dia A” do Associativismo em Estrela marca mobilização solidária em prol de escola infantil

30 de abril de 2025
Iniciativa da Cacis Estrela em parceria regional com a CIC-VT pretende proporcionar embelezamento e pequenas reformas na Escola de Educação Infantil Colmeia, que atende mais de 130 crianças de 02 a 05 anos

Nesta quarta-feira, dia 30, é comemorado em todo o Brasil o “Dia Nacional do Associativismo”. Com um propósito de valorizar a união de forças e ideias para se chegar a um bem comum, em Estrela a data será mais uma vez marcada por uma mobilização coletiva e solidária através de iniciativa regional da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) e gerida localmente pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis). Como proposta para este ano, mais uma vez proporcionar um bem a quem serve a outros. Neste sentido, a ação, agendada para o sábado pela manhã, dia 03, das 7h30min às 12h, pretende atender as necessidades da Escola de Educação Infantil Colmeia. E os envolvidos com o Dia A esperam mais uma vez poder contar com a mobilização da comunidade para com o propósito.

 Mantida pela Associação Educacional Colmeia, também parceira da iniciativa, a escola atende hoje mais de 130 crianças de 02 a 05 anos. A instituição não é nem pública nem privada, e sim mantida pela associação, hoje presidida por Franciele Jancen. De acordo com a organização, e após visitas de equipes de diretores da Cacis, ficou entendida a necessidade de melhorias no espaço. Desta forma, foi acordado o embelezamento da área externa do prédio, com a pintura de grades, brinquedos, bancos e outros ambientes, assim como pequenas melhorias no ajardinamento e outros espaços coletivos, entre estes setores de recreação. Dependendo da quantidade de voluntários e do tempo utilizado para as tarefas, outras ações, como pintura da quadra de esportes e muretas poderão ser realizadas. “Ações de manutenção em nossa escola sempre foram uma constante. No passado, em razão da enchente, que atingiu muitas das famílias de alunos e profissionais, a mesma não saiu, e os valores que dispúnhamos até então foram gastos em uma ampla reforma elétrica que se fez necessária e ainda mais urgente”, explica a coordenadora administrativa, Simonela Steiner.

Para o presidente da Cacis, Claus Wallauer, mais uma oportunidade de a comunidade mostrar sua união para com as boas causas. “Fomos abençoados de termos um povo aguerrido, resiliente, que graças a solidariedade e força de muitos, soube tão rapidamente dar a volta por cima após uma tragédia como a que foi a enchente. Claro que sabemos que há ainda muito a ser feito, mas se não fosse a força coletiva da comunidade, a situação poderia ser bem pior hoje. E é neste exemplo que nos espelhamos quando desejamos seguir ajudando quem precisa”, comenta.

Como participar

A comissão envolvida com o “Dia A” montou um grupo público no Whats onde está buscando mobilizar pessoas para participarem da ação, que ocorrerá das 7h30min às 12h. O grupo pode ser acessado pelo link https://chat.whatsapp.com/Gf9deaaj10V3wZqtODQSmJ , ou através de QR Code presente ao card do evento. Novos integrantes podem convidar outras pessoas a participarem direto no grupo. Ainda, a organização busca apoio de empresários e doações voluntárias para a compra de materiais envolvidos na ação. Algumas frentes já deram o aval e farão doações.

Saiba mais sobre a Associação

A Escola de Educação Infantil Colmeia tem como mantenedora a Associação Educacional Colmeia. Teve sua fundação no dia 28 de abril de 1973, mas suas atividades iniciaram apenas no dia 08 de março de 1976. O Centro Social Colmeia, como foi chamado inicialmente, foi construído através de recursos do Governo Federal. A manutenção do mesmo acontecia através de contribuições espontâneas e promoções. O Centro surgiu com o objetivo de oferecer à comunidade do Bairro Boa União e arredores, um lugar para as crianças -, para que as mães pudessem se empregar a fim de ajudar na renda familiar, preocupação esta também do Pastor da época, Hartmut Schiemann. Em 26 de outubro de 2016, o Centro Social Colmeia passou por cisão parcial efetiva, devido a legislação atual, tendo como atividade preponderante a assistência educacional em todos os seus níveis. Neste momento o Centro passou a ser uma Associação. A Associação teve o patrimônio social constituído por todos os bens móveis, imóveis e de qualquer natureza. O imóvel ocupado por ela é de patrimônio da Comunidade Evangélica Luterana de Estrela, que será usado em forma de comodato.

A administração da Associação fica a cargo de uma diretoria constituída por 50% dos membros da Paróquia Evangélica de Estrela e os demais pessoas voluntárias, em eleição a cada dois anos. A comunidade escolar constitui-se hoje por uma diversidade cultural e econômica, onde as crianças são oriundas de famílias com culturas, descendências e poder aquisitivos variados.  

_______________________________________________

Fonte e fotos: Rodrigo Angeli/AI Cacis

whatsapp Fale conosco