Comércio

“É preciso formar pessoas e não apenas cérebros”

20 de novembro de 2017

Formado em psicologia, especialista na área de educação e mediador da parceria com a Google For Education, o Reitor da Unisalle de Canoas, Irmão Paulo Fossatti, mostrou em um bate-papo descontraído que empresas precisam investir em competências do ser humano e não apenas em títulos e formalidades.

A conversa de uma hora e meia ocorreu durante a reunião-almoço da Cacis, na sexta-feira dia 10. Estiveram presentes empresários da região, representantes do setor de educação de Estrela, região e do Estado, outras instituições de ensino, além de autoridades regionais.

Fossatti explicou como a La Salle empreende, o que vê e como reage ao mercado. E, a partir disso, fez os participantes pensarem como poderão usar o exemplo da instituição em suas empresas.

Segundo o reitor, a La Salle tem 300 anos e está presente em mais de 80 países. Só no Brasil já atua há mais de cem anos. “Aí vocês me perguntam como conseguimos isso? Nós temos um propósito. As empresas precisam pensar muito além do lucro e investir nas pessoas, para promover o crescimento tanto da empresa quanto das pessoas que lá trabalham.” Segundo ele, a instituição acredita que com educação profissional poderá mudar o mundo e, a partir dela, superar diversas dificuldades.

A receita de sucesso

Fossatti diz que uma empresa eficiente pensa em quem trabalha nela. Sugere que é preciso ter um plano de desenvolvimento das pessoas. “Se você pensa no próximo, o tempo é que retribuirá a você. Pense no sonho delas, que elas pensarão na empresa.”

O reitor diz que o funcionário não deve ser selecionado apenas pelo título que ele tem, mas também por suas competências como pessoa. “Títulos podem ser substituídos por máquinas, mas criatividade de inovar, sentidos e sensibilidade a inteligência artificial ainda não é capaz de dominar.”

De acordo com ele, uma pesquisa feita recentemente com empresas aponta que 66% dos funcionários não se vê trabalhando na mesma empresa até 2020. “A resposta foi quase unânime: A empresa apenas dá a eles um salário e não vende sonhos.” Fossatti diz que empresas fortalecidas no mercado são aquelas que têm a fidelização de seus funcionários. “Estamos em um mundo da experiência. Então menos discurso por favor! Viver na lógica do sinto, logo existo, e não da lógica racional das coisas.” Ele frisa que as empresas precisam criar urgente um legado: espiritual, intelectual e afetivo.

Um pouco sobre o Irmão Fossatti

Fossatti é Doutor em Educação; Mestre em Psicologia; Especialista em Gestão Escolar; Graduado em Filosofia e em Psicologia. Sob sua gestão transformou a Unilasalle em Universidade; internacionalizou a Instituição e a modernizou a exemplo da parceria com a Google For Education, maior empresa de tecnologia do planeta. Aprovou a Unilasalle EAD para todo o Brasil a partir de 2018.

Fonte: AI La Salle

whatsapp Fale conosco