Eventos

Em Café Empresarial da Cacis, Governo de Estrela apresenta projetos de infraestrutura e saneamento

20 de abril de 2022

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou, na quarta-feira, dia 20 de abril, a segunda edição do ano do Café Empresarial, tradicional evento da entidade que traz informações de interesse dos associados e demais interessados. Na oportunidade, o Governo de Estrela apresentou diversos projetos voltados à área de infraestrutura, além do Plano Diretor de Saneamento Urbano.

O presidente da Cacis, Gerson Strehl, enalteceu a importância do Executivo mostrar à classe empresarial o que se projeta em investimentos que impactam no desenvolvimento do município. “A Cacis está sempre atenta aos temas que impactam no nosso dia a dia, especialmente no âmbito municipal. Por isso, este Café Empresarial é de suma importância. Além disso, é uma das formas de aproximarmos os empresários do Executivo”, enalteceu.

A apresentação do Governo de Estrela foi conduzida pelo publicitário Elifas Gerhardt de Vargas, com explicações do prefeito, Elmar Schneider. Em pouco mais de uma hora, o Executivo trouxe projetos que estão sendo executados ou que estão previstos para curto e médio prazo, com propósito de alavancar o desenvolvimento econômico e social do município.

Café Empresarial reuniu associados, autoridades e representantes do Governo de Estrela

Em questão de infraestutura, Elmar Schneider citou as tratativas para municipalizar a rodovia Transantarita, a revitalização das calçadas de passeio, a instalação de paradas de ônibus inteligentes e a padronização da sinalização das ruas de Estrela. Na oportunidade, o chefe do Executivo convidou as empresas para adotarem placas de rua, lixeiras e praças, oportunizando, além da divulgação da marca, parceria com o poder público para melhorar, cada vez mais, os espaços públicos.

Na área ambiental, foi enaltecida a proposta de padronização das lixeiras, bem como a instalação de ecopontos para a coleta de produtos específicos que não podem ser descartados no lixo comum. Ainda nesta área, foi anunciado o projeto do Canil Municipal, com a proposta que ofereça, realmente, o cuidado com os animais, incluindo os de grande porte.

Para o turismo, mais projetos estão previstos. Dentre eles estão a construção de uma passarela às margens do Rio Taquari, entre o Parque da Lagoa e a Escadaria; a construção de um restaurante na Escadaria; e acesso asfáltico até a Cascata Santa Rita, local que deve abrigar ainda restaurante e pousada.

O prefeito informou o que o Governo segue as tratativas para a municipalização do Porto, bem como a ampliação da pista do aeródromo e a reativação da malha ferroviária. Nesta linha, citou também, a criação da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), que, dentre outras atribuições, estará à frente destes três modais.

Na área de educação e cultura, Schneider anunciou o projeto Esporte + Estrela, oferecendo atividades esportivas no contraturno para crianças e adolescentes, utilizando o espaço do antigo campo do Estrela Futebol Clube. Ainda anunciou que o Centro Cultural deve ser concluído em breve e que sua inauguração ocorrerá no dia 5 de novembro, no Dia da Cultura.

Em questão de desenvolvimento, o Governo de Estrela anunciou a criação do Next Co.Work no terceiro andar do prédio da antiga Polar, bem como a proposta de oportunizar a abertura de empresas em até 10 minutos. “Em parceria com a Cacis, vamos desenvolver o empreendedorismo, colocando um andar inteiro a disposição dos empreendedores, para que eles tenham um espaço para iniciar o seu negócio”, expôs o prefeito.

Ainda na área de desenvolvimento, o Executivo colocou que o Governo de Estrela e a Cacis estarão, juntas, com um estande na Feira Brasileira do Varejo, em Porto Alegre, para colocar o município na vitrine. Schneider também aproveitou para anunciar a Expo e Congresso Logístico de Estrela, nos dias 28, 29 e 30 de outubro.

Em questões voltadas à área central de Estrela, especialmente no que tange à mobilidade, estão previstas a contratação de empresa para realizar um estudo para minimizar a falta de vagas de estacionamento, a abertura de um trecho da Rua Ernesto Alves com o propósito de dar mais fluidez no trânsito, a atualização do Plano Diretor e, para 2023, a revitalização do Calçadão.

A assessora ambiental Simone Schneider, na oportunidade, colocou que o Plano de Saneamento Básico está em fase de atualização, lembrando que o mesmo estava desatualizado há nove anos. “Temos muitas coisas boas previstas, mas temos ainda muitas coisas a melhorar”, pontuou.

No final da apresentação, o Governo de Estrela ainda assinou o alvará de funcionamento de uma marina em Estrela. A estrutura estará integrada ao Parque da Lagoa e deve comportar até 200 embarcações.

Segundo Elmar Schneider, o Governo de Estrela busca promover o desenvolvimento sustentável do município. “Nossa gestão é pautada no diálogo e queremos construir juntos desenvolver as nossas políticas públicas para retomar o protagonismo na nossa região. Vamos resolver gargalos históricos e fazer nossa Estrela brilhar ainda mais. São ações de desenvolvimento, mas que preservam nossa essência, principalmente na qualidade de vida da nossa gente”, afirmou.

O Café Empresarial foi uma realização da Cacis Estrela, com apoio do Governo de Estrela. O patrocínio foi de Sicredi Ouro Branco, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Brasilata, CDL Porto Alegre, ZW Contabilidade, Launer Química, Gardel Imóveis, Cooperativa Languiru, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Plano A Móveis Projetados e Grupo A Hora.

Café Empresarial reuniu associados, autoridades e representantes do Governo de Estrela

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
whatsapp Fale conosco