Comércio

Empresários começam a reagir mais rápido na cobrança de inadimplentes

27 de julho de 2015

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que registra as informações pessoais, como nome e CPF, de quem tem dívidas atrasadas, repassando a lista aos seus clientes que compram esse serviço (empresas de todos os segmentos e principalmente o comércio), tem tido um substancial aumento no volume de inclusões em seu sistema. Isso porque, segundo os dados, os empresários estão reagindo mais rapidamente no momento de cobrar de seus inadimplentes. De acordo com o levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/POA), as inclusões no SCPC deram um salto grande no RS, em Porto Alegre e na região central do Estado, o que atinge Estrela.

Para o empresário Irno Delai, proprietário de uma loja em Estrela, O SCPC tem se firmado como um grande aliado na recuperação de crédito de clientes. Delai conta que em suas lojas, todas as compras são passíveis de serem consultadas. “Isso nos dá mais segurança e traz também credibilidade ao estabelecimento, Além disso, com o serviço, conseguimos fazer a economia girar, já que esse cliente negativado, ao ser notificado, busca a recuperação do seu crédito mais rápido, reduzindo a inadimplência. Isso é bom para ele e é bom para nós também”, afirma o empresário.

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis), que oferece aos seus associados os serviços do SCPC, contabiliza em seu relatório de estatística e manutenção que após 30 dias de inclusão, o serviço recuperou 36,46% do crédito. “Comparando o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 25% em clientes que limparam seus nomes”, explica Cristina Maria Ferreira, responsável por esse setor na Cacis.

Para o CDL/POA, essas informações salientam a importância da consulta ao SCPC e o registro dos clientes inadimplentes, reforçando a relevância da atuação do CDL em suas localidades, como grandes empresas de recuperações de dividas nesse momento de crise.

A empresária Vanize Krakheche não abre mão do serviço. “Penso que é fundamental ter esse serviço em qualquer empresa, pois nos garante uma eficiência muito maior no atendimento. No momento que fazemos um registro e temos o retorno rápido da situação do cliente, isso nos permite uma tomada de decisão muito mais ágil. Além disso, temos observado que esse cliente volta num período muito mais curto, já em condições de adquirir crédito. Sem o serviço do SCPC, seria impraticável termos toda essa agilidade”, conclui Vanize.

Na foto, destaca-se o treinamento aos empresários ocorrido na Cacis, que proporciona uma oportunidade de aplicar na prática as ferramentas que o SCPC disponibiliza, mantendo-os atualizados quanto ao seu uso, resultando e um atendimento mais qualificado do comércio de Estrela.

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