Novidades

Estacionamento no Centro: CACIS lança campanha de conscientização

10 de dezembro de 2021

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (CACIS), em parceria com o Governo de Estrela, Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro) e Brigada Militar lançaram, na manhã desta sexta-feira, dia 10 de dezembro, a campanha “Estrela: Vaga Consciente”. A iniciativa visa amenizar a falta de vagas de estacionamento no Centro.

Por meio da conscientização, campanha visa garantir a rotatividade nas vagas e o respeito às vagas rápidas de 15 e 30 minutos. Caso necessite de tempo maior, inclusive o dia todo, a orientação neste caso é de que os veículos sejam estacionados nos seguintes locais:

  • Rua Arnaldo J. Diel, entre as ruas Coronel Flores e Geraldo Pereira;
  • Rua Arnaldo J. Diel, entre as ruas Venâncio Aires e Rua Marechal Floriano;
  • Rua Venâncio Aires, entre as ruas Pinheiro Machado e Arnaldo J. Diel;
  • Rua Dr. Tostes, entre as ruas Pinheiro Machado e Júlio de Castilhos;
  • Rua Pinheiro Machado, entre as ruas Dr. Tostes e Geraldo Pereira;
  • Rua Coronel Flores, entre as ruas Pinheiro Machado e Arnaldo J. Diel.

Já motocicletas devem ser estacionadas somente nas vagas específicas para as mesmas. E proprietários de veículos mais antigos devem redobrar os cuidados com segurança, como alarme, trancas e outros dispositivos para inibir situações que possam facilitar furtos e roubos.

Em parceria com a Brigada Militar, será intensificada a fiscalização, sendo que o uso incorreto dos estacionamentos poderá gerar multas aos proprietários dos veículos. Inclusive, poderá ser utilizado pela Brigada Militar o sistema de videomonitoramento para monitorar as vagas.

Dentre as ações previstas pela campanha estão a distribuição de material educativo e visita aos estabelecimentos comerciais do Centro, para conscientizar empresários e funcionários sobre a correta utilização das vagas de estacionamento. A intenção também é reforçar, junto aos comerciantes, que, para carga e descarga, utilizem exclusivamente as vagas demarcadas para tal finalidade, evitando, assim, reserva de vagas com cadeiras, caixas, expositores, entre outros.

O ato de lançamento foi realizado junto à sede da CACISe reuniu diretoria, autoridades e comerciantes de Estrela. A entidade, juntamente com os demais entes envolvidos, vinha debatendo o tema há algum tempo e, com a proximidade do Natal, a questão do estacionamento ficou mais em voga.

O vice-presidente da Infraestrutura da CACIS, Claus Wallauer, reforçou que a rotatividade no estacionamento é uma das formas de atrair mais consumidores. “Sabemos da complexidade do tema, mas, junto com o poder público, lojistas e comunidade, estamos buscando alternativas que beneficiem a todos, oportunizando a rotatividade nas vagas de estacionamento do Centro e atraindo novos consumidores para o município, o que impactará ainda mais no desenvolvimento de Estrela”, enalteceu.

A presidente da CACIS, Andreia Zwirtes Kich, frisou que um dos compromissos da CACIS é buscar alternativas às dificuldades que a classe empresarial enfrenta. “Muitas destas dificuldades impactam inclusive para a população, como é o caso do estacionamento e da segurança pública. Mas, através de uma construção conjunta com os demais entes envolvidos estamos encontrando soluções que beneficiem a todos”, sublinhou.

O comandante do 40º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Cássio Conzatti, colocou que a Brigada Militar estará auxiliando no monitoramento das vagas. “Estaremos intensificando a fiscalização, assim como já acontece em anos anteriores neste período do ano, e estaremos atentos à questão do estacionamento”, pontuou.

O secretário de Administração e Segurança Pública de Estrela, César Augusto Pereira da Silva, ressaltou que a intenção da campanha não é punir, mas, sim, conscientizar a população. “Se todos fizerem o uso correto do estacionamento, vamos garantir uma rotatividade maior nas vagas, trazendo benefícios para todos”, colocou.

whatsapp Fale conosco