Medidas que as empresas podem tomar diante da pandemia de covid-19
20 de junho de 2020Diante dos impactos do Coronavírus, o mundo se mobiliza para conter o rápido avanço da doença. Em um momento como esse, o foco deve estar na saúde das pessoas e no controle da COVID-19, e as empresas devem contribuir ativamente flexibilizando rotinas de trabalho e disponibilizando serviços e informações relevantes.
Governos e entidades assumem a liderança no monitoramento da doença e na definição de protocolos de atuação, mas é também responsabilidade das empresas contribuir com medidas de prevenção, controle e informação.
Coloque a saúde das pessoas em primeiro lugar
O mais importante é que seja tomado como prioridade a saúde da população e a segurança da sociedade. É fundamental que os empregadores compreendam que as medidas de controle adotadas por governos não afetarão os indivíduos de maneira isolada. Todas as pessoas ao seu redor podem ser atingidas direta ou indiretamente por qualquer orientação anunciada. Diante da confirmação de um caso de covid-19 entre seu pessoal, é fundamental que o empregador ou responsável se informe com as autoridades de saúde imediatamente para que o protocolo de segurança mais adequado seja tomado para com todos aqueles que tiveram contato com a pessoa infectada.
Faça o que estiver ao seu alcance
Redução de times e horas trabalhadas, aumento do rigor na higienização do ambiente de trabalho, adoção de home office, criação de canais de informação e disponibilização gratuita de serviços de comunicação são algumas das medidas tomadas por muitas empresas diante da expansão do Coronavírus.
Observe que, em muitos casos, não são exatamente as implicações da doença que estão comprometendo os negócios, mas o pânico generalizado em torno do problema. Dessa forma, o simples esclarecimento e a apresentação de alternativas sensatas podem ajudar a reduzir prejuízos. Confira algumas sugestões que você pode implementar em sua empresa:
- Reduza a burocracia dos processos internos
- Use a tecnologia para evitar o contato entre as pessoas
- Aumente o rigor na higienização
- Reagende viagens de negócios
- Implemente o home office
- Seja flexível e aberto à negociações
- Ampare colaboradores, parceiros e clientes prejudicados
- Mantenha seu público (interno e externo) bem informado
- Não interfira nos comunicados de saúde
- Mantenha-se atualizado