Norma Regulamentadora (NR) 01 é tema de novos encontros do Capacita Cacis
6 de maio de 2025
Nesta terça-feira (06) à noite ocorre o primeiro dos dois encontros programados com a advogada Patrícia Becker Delwing Wallauer para debate do tema em voga
O programa “Capacita Cacis” retoma sua agenda nesta terça-feira (06) à noite, agora já com um novo assunto em debate: a Norma Regulamentadora 01, que tem como foco principal estabelecer diretrizes gerais para a gestão da segurança e saúde no trabalho, servindo como base para as demais regulamentações. O terceiro curso gratuito do programa da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) de Estrela, com apoio da CIC-VT, será, assim como os demais divididos em dois encontros, os de agora com a advogada Patrícia Becker Delwing Wallauer. É necessário consultar a viabilidade de participação para quem ainda não está inscrito. Segundo encontro agendado para a noite do dia 15 de maio.
A partir das 19h, no auditório da sede da Cacis, o tema “Atualização da NR-01: você está por dentro das mudanças da Norma Regulamentadora 01?” será pautado visando as atualizações que o conjunto de disposições destinadas a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores nos mais diversos ambientes laborais receberam após editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM). Vale destacar que as NRs têm como base legal a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e definem padrões mínimos a serem observados por empregadores e empregados. Desde a sua instituição, as NRs passaram por constantes atualizações para se adaptar às novas demandas do mercado de trabalho e à evolução das tecnologias e práticas de segurança.
“A NR 01 trata das disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, sendo fundamental para todas as empresas que buscam conformidade com as exigências de segurança e saúde no trabalho, especialmente com a atualização em relação à saúde mental”, explica Patrícia Patrícia Delwing Wallauer. “Com a nova regra, os empregadores terão que identificar e avaliar fatores de risco psicossociais, além de implementar ações preventivas para reduzir ou eliminar essas condições”, diz. “No curso também abordaremos temas como assédio moral, assédio sexual e discriminação no trabalho”, detalha.
Capacita
Proporcionado pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) de Estrela, com apoio da CIC-VT, o programa “Capacita Cacis” tem a proposta de, ao longo do ano, trabalhar diversas temáticas que possam potencializar o mercado de trabalho regional e a mão-de-obra a partir do que é novidade, tendência e efetivo para o sucesso pessoal, profissional e obtenção de melhores resultados. Conta com o patrocínio fixo dos sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi; Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Eventos pelo telefone (51) 98465-0021; ou ainda pelo 3712-1900 e e-mail [email protected]