O papel de Estrela no desenvolvimento regional é pauta de Reunião-almoço da Cacis
10 de junho de 2022Presidente da Associação dos Diários do Interior e diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, ainda relacionou o tema à comunicação
A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou, no dia 10 de junho, a quarta reunião-almoço do ano. E o convidado para palestrar no tradicional encontro da entidade foi o presidente da Associação dos Diários do Interior (ADI) e diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, que abordou o tema “O papel de Estrela no desenvolvimento regional. O que isso tem a ver com comunicação?”.
Na oportunidade, associados da Cacis e comunidade regional puderam ter um panorama de como Estrela se projeta na região a partir da percepção dos veículos de comunicação, em especial do Grupo A Hora, e como este desenvolvimento é comunicado interna e externamente. Da mesma forma, ainda foram elencados os gargalos que podem frear o desenvolvimento.
Em sua fala inicial, o presidente da Cacis, Gerson Strehl, lembrou que o associativismo é a chave de sucesso para o desenvolvimento. “Trabalhos juntos por um mesmo objetivo, um mesmo propósito. Temos que conversar, debater, juntar ideias em momentos como este, para fazer Estrela crescer ainda mais”, enalteceu.
Adair Weiss ressaltou que a comunicação é chave no atual momento. “Quem não se comunica interna e externamente produz menos, avança menos, não se conecta com a mudança que vem ocorrer no mundo todo. E a força de uma região está ligada diretamente à sua comunicação. Uma imprensa mais atuante deixa a região mais forte”, observou.
Ao mencionar o papel de Estrela no desenvolvimento regional, Weiss observou que Estrela vive um momento transformador. “Estrela foi protagonista e foi fundamental no desenvolvimento da região, mas, por um tempo, perdeu protagonismo, porque se fechou muito, adotando um estilo muito conservador. Estrela perdeu muitas oportunidades com isso”, frisou.
No entanto, o diretor do Grupo A Hora salientou que uma nova percepção e uma nova mentalidade estão fazendo com que Estrela recupere o seu protagonismo e seja a grande cidade no Vale do Taquari nas próximas décadas. “Estrela é cortada por rodovias estratégicas que poderão propiciar um desenvolvimento imensurável, isso sem contar o porto, o aeródromo, enfim, tanta coisa boa que estava adormecida até um tempo atrás”, expôs.
E essa mudança de paradigma, na visão de Weiss, passa pela percepção que Estrela como um todo deve ter. “Se este não é um momento extraordinário para Estrela e se isto não é um papel preponderante no desenvolvimento regional, eu não sei quem o tem. E isso precisa ser percebido pelas lideranças, pelos formadores de opinião, pelo poder público e pela iniciativa privada”, observou.
O palestrante acrescentou que Estrela deve acelerar todo o potencial que tem daqui para frente. “Este é o momento que Estrela tem para se desenvolver. E isso se faz com mentalidade, planejando, acreditando, articulando, pensando fora da caixa, se desafiando”, afirmou.
Weiss pontuou que a aceleração desse crescimento sustentável se faz por três eixos. O primeiro é a articulação do poder público, Cacis, E-Log, centros de ensino, ONGs, entre outros entes envolvidos. O segundo é a capacitação que responda o anseio local, estando ciente de para onde se vai, quais os profissionais que faltam, de quais parcerias estabelecer, além da pesquisa.
E o terceiro eixo é a comunicação. Nesta linha, é preciso ter um propósito claro e um posicionamento bem definido, para comunicar todo esse potencial tanto para o público interno (líderes, formadores de opinião e comunidade), quanto para o público externo (divulgação regional e estadual, por meio de eventos, mídias, entre outros).
O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, destacou que o município tem sido protagonista em diversas áreas na região e no Estado, ao destacar que em, 146 anos, pela primeira vez Estrela ocupa uma secretaria estadual. “Poucos municípios no Rio Grande do Sul têm uma localização como Estrela, com aeródromo, porto, ferrovia e rodovias estratégicas. Estrela está vivenciando um novo momento”, pontuou.
A reunião-almoço foi uma realização da Cacis Estrela. O patrocínio foi de Sicredi Ouro Branco, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Brasilata, CDL Porto Alegre, Cooperativa Languiru, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas e Grupo A Hora.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer