Eventos

O papel de Estrela no desenvolvimento regional é pauta de Reunião-almoço da Cacis

10 de junho de 2022

Presidente da Associação dos Diários do Interior e diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, ainda relacionou o tema à comunicação

 

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou, no dia 10 de junho, a quarta reunião-almoço do ano. E o convidado para palestrar no tradicional encontro da entidade foi o presidente da Associação dos Diários do Interior (ADI) e diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, que abordou o tema “O papel de Estrela no desenvolvimento regional. O que isso tem a ver com comunicação?”.

Na oportunidade, associados da Cacis e comunidade regional puderam ter um panorama de como Estrela se projeta na região a partir da percepção dos veículos de comunicação, em especial do Grupo A Hora, e como este desenvolvimento é comunicado interna e externamente. Da mesma forma, ainda foram elencados os gargalos que podem frear o desenvolvimento.

Em sua fala inicial, o presidente da Cacis, Gerson Strehl, lembrou que o associativismo é a chave de sucesso para o desenvolvimento. “Trabalhos juntos por um mesmo objetivo, um mesmo propósito. Temos que conversar, debater, juntar ideias em momentos como este, para fazer Estrela crescer ainda mais”, enalteceu.

Gerson Strehl, presidente da Cacis (Foto: Édson Luís Schaeffer)

Adair Weiss ressaltou que a comunicação é chave no atual momento. “Quem não se comunica interna e externamente produz menos, avança menos, não se conecta com a mudança que vem ocorrer no mundo todo. E a força de uma região está ligada diretamente à sua comunicação. Uma imprensa mais atuante deixa a região mais forte”, observou.

Ao mencionar o papel de Estrela no desenvolvimento regional, Weiss observou que Estrela vive um momento transformador. “Estrela foi protagonista e foi fundamental no desenvolvimento da região, mas, por um tempo, perdeu protagonismo, porque se fechou muito, adotando um estilo muito conservador. Estrela perdeu muitas oportunidades com isso”, frisou.

No entanto, o diretor do Grupo A Hora salientou que uma nova percepção e uma nova mentalidade estão fazendo com que Estrela recupere o seu protagonismo e seja a grande cidade no Vale do Taquari nas próximas décadas. “Estrela é cortada por rodovias estratégicas que poderão propiciar um desenvolvimento imensurável, isso sem contar o porto, o aeródromo, enfim, tanta coisa boa que estava adormecida até um tempo atrás”, expôs.

Adair Weiss foi o palestrante da quarta reunião-almoço do ano (Foto: Édson Luís Schaeffer)

E essa mudança de paradigma, na visão de Weiss, passa pela percepção que Estrela como um todo deve ter. “Se este não é um momento extraordinário para Estrela e se isto não é um papel preponderante no desenvolvimento regional, eu não sei quem o tem. E isso precisa ser percebido pelas lideranças, pelos formadores de opinião, pelo poder público e pela iniciativa privada”, observou.

O palestrante acrescentou que Estrela deve acelerar todo o potencial que tem daqui para frente. “Este é o momento que Estrela tem para se desenvolver. E isso se faz com mentalidade, planejando, acreditando, articulando, pensando fora da caixa, se desafiando”, afirmou.

Weiss pontuou que a aceleração desse crescimento sustentável se faz por três eixos. O primeiro é a articulação do poder público, Cacis, E-Log, centros de ensino, ONGs, entre outros entes envolvidos. O segundo é a capacitação que responda o anseio local, estando ciente de para onde se vai, quais os profissionais que faltam, de quais parcerias estabelecer, além da pesquisa.

E o terceiro eixo é a comunicação. Nesta linha, é preciso ter um propósito claro e um posicionamento bem definido, para comunicar todo esse potencial tanto para o público interno (líderes, formadores de opinião e comunidade), quanto para o público externo (divulgação regional e estadual, por meio de eventos, mídias, entre outros).

Elmar Schneider, prefeito de Estrela (Foto: Édson Luís Schaeffer)

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, destacou que o município tem sido protagonista em diversas áreas na região e no Estado, ao destacar que em, 146 anos, pela primeira vez Estrela ocupa uma secretaria estadual. “Poucos municípios no Rio Grande do Sul têm uma localização como Estrela, com aeródromo, porto, ferrovia e rodovias estratégicas. Estrela está vivenciando um novo momento”, pontuou.

A reunião-almoço foi uma realização da Cacis Estrela. O patrocínio foi de Sicredi Ouro Branco, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Brasilata, CDL Porto Alegre, Cooperativa Languiru, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas e Grupo A Hora.

Reunião-almoço reuniu associados da Cacis e comunidade regional (Foto: Édson Luís Schaeffer)

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

whatsapp Fale conosco