Palestra desafia empresários a pensarem em sua gestão
9 de novembro de 2018O tema “2019 – e agora, gestor?” foi a motivação deste mês da reunião almoço promovida pela Cacis, na sexta-feira, dia 9, no Estrela Palace Hotel, em Estrela. O assunto foi abordado na palestra do administrador e professor de pós-graduação da Faculdade La Salle, Emerson Luis de Vargas.
O profissional mostrou aos participantes como foi a evolução e os reflexos da era “produção feita por homens e substituição por máquinas” e mostrou com contextualização o quanto as empresas terão que investir em humanização no futuro.
Segundo Vargas, o foco no próximo ano será nas pessoas. “Hoje, a era é o digital e a tecnologia. Não temos como fugir, mas nos adaptar.”
Ele apresentou uma pesquisa da Universidade de Oxford que aponta que em 2025 aproximadamente 47% das empresas desaparecerão do mercado. “Muitas áreas serão substituídas, acumuladas ou simplesmente não existirão mais. Reflita se a sua não está neste contexto e procure estudar para evoluir.”
As pessoas
Aliar qualidade do ser humano junto às máquinas será de extrema importância para o gestor nos próximos anos. Vargas explica que isso se intensifica cada vez mais como a reforma trabalhista. “Contrate pessoas e não currículos. A pessoa pode ser doutora, mas não boa naquela função”, acrescentou ainda, “Não contrate funcionários, e sim colaboradores que queiram empreender. E saiba se em casa a vida dessa pessoa tem o propósito da empresa. Se tiver, invista nela.”
Contextualiza que as pessoas vestem personagem e nem sempre estão felizes com seu trabalho, por isso também indica que o gestor tenha transparência. “Diga o que espera. E escute o que o colaborador realmente pode te oferecer.”