Comércio

Palestrantes fazem empresários pensarem no seu propósito

25 de maio de 2018

“Qual é o seu propósito de futuro?” Essa foi a questão trabalhada na reunião almoço desta sexta-feira, dia 25, promovida pela Cacis, no Estrela Palace Hotel. Por meio do tema, dois palestrantes mostraram como reconhecer, motivar e engajar seus colaboradores a partir do conceito de propósito.

Os especialistas, Fabiano Basso, educador físico, mestre em Educação em Valores e Gerson Siegmund, psicólogo, especialista em terapia cognitiva-comportamental são conferencistas credenciados pelo Sistema Fecomércio/RS e do Programa Pró-Eventos do Sistema Ocergs/Sescoop/RS e trabalham com workshops sobre o tema.

Segundo Basso, as pessoas hoje são motivadas por um propósito, mas as vezes sabem pouco sobre ele. “O princípio é questionar: quem eu sou, de onde eu vim e para onde eu quero ir.” Contudo, diz que quando descobrem, acabando olhando de outra forma para o ambiente de trabalho onde estão inseridas. “E por isso estamos vivendo um fracasso no mercado de trabalho.”

Explica que cada vez mais o trabalhador quer se sentir bem e para isso as empresas precisam se preparar e dar aos seus colaboradores um propósito. “O propósito fornece um sentido. E a estratégia traça seu curso.”

Siegmund salienta que por mais que o propósito seja um processo cognitivo que define objetivos de vida e fornece um senso de sentido individual para cada ser, as empresas precisam estar preparadas, se ainda quiserem manter colaboradores. “As pessoas começam a se preocupar menos com salários e trocam facilmente de empresa, só para ter um objetivo. E é por isso que está crescendo o mercado de negócio de Start Ups, em que as pessoas fazem seus produtos e vendem.”

A recomendação principal aos empresários foi pensar de forma individual cada trabalhador e entender as mudanças de mercado e negócios.

whatsapp Fale conosco