Cacis Mulher Diretoria Eventos Novidades

Reunião-almoço com Simone Leite marca os 12 anos da Cacis

14 de março de 2024

Com direito a “Parabéns a você” e bolo de aniversário, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou no dia 14 de março a sua primeira reunião-almoço do ano, alusiva aos 12 anos da entidade. O evento também foi alusivo ao mês da Mulher e reuniu mais de 100 pessoas no Estrela Palace Hotel, que assistiram a palestra da empresária e ex-presidente da Federasul, Simone Leite.

A palestrante abordou o tema “Fortalecendo o futuro: associativismo empreendedor e empoderamento feminino”. Em sua fala, trouxe as conquistas das mulheres, embora tardias, ao longo da história, a importância do empoderamento feminino, bem como enalteceu a força do associativismo.

Simone ressaltou que uma mulher empoderada é alguém que se reconhece como capaz, valiosa e digna de respeito e igualdade em todas as esferas da vida. “Uma mulher empoderada não apenas reconhece seus direitos, mas também os defende e os exerce ativamente. Isso envolve ter autoconfiança, autonomia, independência financeira, acesso à educação, igualdade de oportunidades no trabalho e nos espaços de liderança, bem como liberdade para fazer escolhas sobre sua saúde, corpo e estilo de vida. Uma mulher empoderada é aquela que se sente capacitada para moldar seu próprio destino e contribuir para o progresso da sociedade como um todo”, afirmou.

Simone Leite foi a palestrante da primeira reunião-almoço do ano (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

Simone reforçou que as mulheres devem seguir ocupando os espaços em diversos locais, como política, entidades empresariais e empresas. “As cadeiras estão à disposição. Se não as ocuparmos, alguém vai sentar”, colocou, lembrando que ela, em 2016, foi  eleita a primeira mulher presidente da Federasul, depois de 94 anos da entidade. “Desde o primeiro dia até o último da minha gestão, tive que mostrar que eu era capaz”, expôs.

Ela pontuou ainda alguns números que mostram que as mulheres estão se tornando protagonistas. Em 2022, por exemplo, 10,3 milhões de mulheres eram donas de negócios no país, ao mesmo tempo em que 48,7% dos lares brasileiros tinham mulheres como chefes de família. Em 2023, havia 68 Núcleos de Mulheres no Rio Grande do Sul, engajando mais de 4 mil mulheres. E, este ano, 51 entidades empresariais do Estado têm mulheres como presidentes.

Simone Leite afirmou que é uma entusiasta do associativismo. “Acredito que nossas entidades de classe são ferramentas potentes de transformação da nossa identidade. O associativismo transforma nossas vidas quando a gente estiver unido, estiver integrado. A gente trabalha junto com poder público, faz pressão e avança enquanto sociedade. Somos agentes transformadores da sociedade. O associativismo é o caminho. A Cacis, em Estrela, é o caminho”, sublinhou.

O presidente da Cacis, Claus Wallauer, lembrou que a entidade comemorou 12 anos na quarta-feira, dia 13 de março. “Juntos somos Cacis. Cultivamos os princípios do associativismo e a própria entidade é a prova disso, pois nasce da união da Acie e da CDL Estrela. Hoje, 12 anos depois, mostramos que esta união foi mais que acertada, pois somos uma entidade que entrega cada vez mais resultados e soluções aos seus associados. Gratidão aos mais de 340 associados que acreditam na entidade”, frisou, encerrando sua fala com o “Parabéns a você”, que culminou com a entrega de uma fatia de torta para cada participante.

Presidente da Cacis, Claus Wallauer (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

O prefeito de Estrela, Elmar André Schneider, listou algumas ações do governo em execução e que estão previstas no município, com foco no desenvolvimento social e econômico. “A Cacis tem papel importante no desenvolvimento do nosso município. O associativismo é de suma importância para Estrela e região. Parabéns Cacis e gratidão pela ótima parceria”, enalteceu.

Prefeito de Estrela, Elmar André Schneider (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

A Reunião Almoço foi uma realização da Cacis Estrela, com apoio da Cacis Mulher. O patrocínio foi de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Launer Química, Dinna, Run More, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana, Impress Comunicação Visual e Grupo A Hora.

Reunião-almoço com Simone Leite marcou os 12 anos da Cacis (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

whatsapp Fale conosco