Reunião-Almoço da Cacis pauta a segurança em Estrela e o papel da Aespro neste cenário
9 de abril de 2025
Evento está agendado para esta sexta-feira, dia 11 de abril, na Società Italiana Fiori Dei Piani. Inscrições seguem abertas
Segundo a última pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada na semana passada, a violência e a consequente segurança passaram a ser a maior preocupação dos brasileiros, com 29%, à frente de históricos indicadores antes apontados como prioritários, como a ordem social, economia e acesso à saúde. Atenta ao cenário nacional, mas também fonte de atenção em Estrela e região, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) pautará, na segunda Reunião-Almoço do ano, o tema “Aespro e a segurança em Estrela: um compromisso de todos.” Inscrições ainda disponíveis.
Agendada para esta sexta-feira, dia 11, com recepção a partir das 11h30min, na Società Italiana Fiori Dei Piani, a palestra contará com explanação de membros da Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro), que contextualizarão o papel da entidade para com a segurança no âmbito local. Os detalhes e a presença das forças de segurança serão pontuados pelo delegado de Estrela, Márcio de Abreu Moreno; e o comandante da 2ª Companhia do 40º Batalhão da Polícia Militar, Walesko De Val Baroni Gomes; ambos também integrantes da Aespro.

Márcio de Abreu Moreno

Walesko De Val Baroni Gomes
Segundo a pesquisa nacional, os altos índices de criminalidade fizeram com que a maior parte dos entrevistados apontassem o problema como o maior do Brasil atualmente. Na pesquisa anterior, eram 26% os brasileiros que citaram a violência como principal preocupação. A área tem ganhado espaço durante toda a série histórica do levantamento. Em dezembro de 2023, por exemplo, eram 10% os que citavam a violência. O índice saltou para 19% em julho do ano passado até atingir o índice de 29% agora. Questões sociais: 23%; Economia: 19%; Saúde: 12%. A preocupação nacional reflete regionalmente. Para os estrelenses, o tema também é fonte de debates constantes. Neste sentido, o papel, as ações e os projetos das forças públicas de segurança estrelenses são fundamentais, devem ser esclarecidas e precisam ser divulgadas para melhor compreensão da comunidade.
Inscrições
Os valores das inscrições seguem os mesmos do ano passado: R$ 80 para sócios Cacis; e R$ 100 para não-sócios. Vagas podem ser reservadas pelo telefone (51) 3712-1900 e pelo WhatsApp 986330-0021, ou ainda pelo e-mail [email protected] Para mais detalhes sobre os benefícios de ser sócio, contatar pelos mesmos contatos.
São patrocinadores fixos das RAs em 2025 os sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi; Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo. Os mesmos entram como parceiros em outras iniciativas da entidade, entre as quais o “Capacita Cacis” e os “Cafés Empresariais”.
_______________________________________________
Fonte e fotos: Rodrigo Angeli/AI Cacis / arquivo e divulgação