“Segurança para todos, um compromisso também de todos”, ressaltam palestrantes da Reunião-Almoço da Cacis
11 de abril de 2025
Evento ocorreu nesta sexta-feira (11) na Società Italiana Fiori Dei Piani e contou com explanação de representantes da Aespro e das forças de segurança de Estrela. Números positivos foram apresentados
A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) reservou em sua agenda, para a segunda Reunião-Almoço do ano, uma pauta que a cada dia se torna mais prioritária para a vida das pessoas, conforme indicam pesquisas e debates: a “segurança”. Realizada nesta sexta-feira (11), na Società Italiana Fiori Dei Piani, a palestra “Aespro e a segurança em Estrela: um compromisso de todos” reuniu representantes das forças públicas de segurança, que apresentaram um resumo das ações e os resultados disto, que na maior parte dos índices trouxeram drásticas reduções no município ao longo dos últimos anos.
A pauta contou com explanação da presidente da Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro), Elaine Görgen Strehl; e também do delegado de Estrela, Márcio de Abreu Moreno; e o comandante da 2ª Companhia do 40º Batalhão da Polícia Militar, Walesko De Val Baroni Gomes; ambos também integrantes da Aespro. De forma unânime, a posição de que a segurança pode ter frentes de mobilização e ações diretas por parte de setores profissionais e responsáveis, mas é sim uma responsabilidade de todos. “Muito se fala no combate à criminalidade. Mas não podemos esquecer que o problema não está, na maioria ou boa parte dos casos, na eficiência do combate, mas sim que a criminalidade inicia muitas vezes em casa, é uma questão social e educacional”, pontua o comandante Baroni, ao citar as muitas ações extras de prevenção que a PM tem atuado, entre as quais o Proerd.
Por sua vez, o delegado Moreno traçou as estratégias e logísticas de combate à criminalidade no município. Neste sentido, ressaltou a importância do trabalho integrado entre as diversas frentes, como a própria Brigada Militar, Ministério Público e também a comunidade de Estrela. “É um trabalho de muitas mãos, que demora para dar resultados, mas que estão aparecendo como mostram nossos índices”, afirmou, ao destacar dados. Entre os que foram apresentados, a redução de 75 roubos a estabelecimentos comerciais em 2021 para 1 em 2023. No caso de homicídios, 9 em 2023 (6 vinculados ao crime organizado e 3 passionais) para 3 em 2024 (1 vinculado ao crime organizado; 1 passional e 1 por latrocínio).
O Deputado Federal Alceu Moreira, que marcou presença, comentou a oportunidade. “Grande iniciativa da Cacis e das forças de segurança. Bom saber que Estrela tem um trabalho integrado das frentes, uma entidade voltada à segurança, uma associação como a Cacis que valoriza estes debates, promove ações, que acima de tudo prezam pelo bem-estar e desenvolvimento de sua comunidade.”
Parcerias
A próxima edição da RA será no dia 09 de maio, em sua segunda edição especial ao Agronegócio, e por isso, realizada no interior, desta vez na comunidade de Novo Paraíso.
São patrocinadores fixos das RAs em 2025 os sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi; Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo. Os mesmos entram como parceiros em outras iniciativas da entidade, entre as quais o “Capacita Cacis” e os “Cafés Empresariais”.
_______________________________________________
Fonte e fotos: Rodrigo Angeli/AI Cacis