Simone Stülp aborda os desafios de avançar na inovação em reunião-almoço da Cacis
25 de novembro de 2022A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou, na sexta-feira, dia 25 de novembro, mais uma edição da reunião-almoço, trazendo temas de interesse da comunidade empresarial e regional. E a convidada para palestrar no tradicional encontro da entidade foi a secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp, que abordou o tema “O desafio de avançar na inovação”.
O evento foi realizado no Estrela Palace Hotel em parceria com a Cacis Mulher e reuniu em torno de 100 associados da Cacis, autoridades e comunidade regional. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer as ações executadas pelo Governo do Estado na área da inovação.
Simone Stülp colocou que o Rio Grande do Sul é o 1º colocado no ranking de inovação, por dois anos consecutivos (2022 e 2021), segundo o Centro de Liderança Pública (CLP). Conforme a palestrante, o Estado alcançou este resultado por meio de investimentos em pesquisa e desenvolvimento com a injeção de R$ 112,3 milhões no Avançar na Inovação; em pesquisa científica, sendo que o RS representa 11,5% da produção científica nacional; e em bolsas de mestrado e doutorado, com dois mil doutores por ano.
A secretária-adjunta colocou o alto número de empreendimentos inovadores do Estado, sendo 16 Parques Tecnológicos, 43 incubadoras, oito unidades Embrapii, oito unidades Senai I&T, mais 1000 StartUps, além dos Centros Globais de Pesquisa e Desenvolvimento. Só em patentes de inovação são 38 da Ufpel, 19 da Braskem, 18 da Randon, 18 da UCS e 15 da Ufrgs.
Para possibilitar a inovação no Estado como um todo, o governo estadual regionalizou políticas públicas, entendendo a realidade de cada região. E já projetando o futuro, Simone pontuou o potencial da Região dos Vales. “Em 2030, a Região dos Vales será referência nacional em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços, abrindo novas oportunidades em cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável”, observou.
A palestrante afirmou que inovação não é trabalho solo, mas sim composta por quatro hélices essenciais, sendo elas: governo, com investimentos, políticas e infraestrutura; academia, com conhecimento e cérebros; iniciativa privada, com inovação, empreendedores e mercado; e sociedade civil, com mobilização e orquestração. “Para inovar, é preciso investir em pesquisa. E inovação só se faz com pessoas. Inovação fazemos a partir da discussão entre pares que pensam diferente. Um dos desafios é como fazer para nos aproximarmos mais”, enalteceu.
Dentre outras ações citadas foram a vinda de eventos que criam a cultura da inovação, como o South Summit e o Gramado Summit. “O grande desafio é criar redes de orquestração do ecossistema de inovação. Inovar é um conjunto. Queremos que o Estado siga sendo referência em inovação nos próximos quatro anos, por meio de uma rede estadual que fortaleça todas as iniciativas inovadoras, desde as pequenas até as de grande porte”, sublinhou.
Em sua fala de abertura, a coordenadora da Cacis Mulher, Aline Magalhães Krabbe, representando também a presidência da entidade, afirmou que o protagonismo do empreendedorismo feminino tem sido destaque na região e no Estado, bem como falou sobre a importância da inovação. “Precisamos desmistificar a inovação, um assunto que está tão em evidência e tem oportunizado transformações importantes na nossa sociedade”, pontuou.
A secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, falou em nome do Governo Municipal, enalteceu o papel do município na área de inovação. “Quando falamos em inovação, muitas pessoas se remetem somente à tecnologia. Mas inovar significa ousar, empreender. Neste contexto Estrela tem atuado forte, sendo um município protagonista, que inova. Inovamos na Educação ao trazer um novo processo de aprendizagem, como o Estrelas do Conhecimento”, destacou.
Antes da palestra ainda, a vice-coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos de Bebidas do Vale do Taquari, Leonita dos Santos Boüffet, destacou a importância do APL. “Reunimos as empresas que produzem, que fazem parte da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, com o propósito de fortalecer o setor na região. Somos o Vale do Alimentos e queremos trazer mais competitividade para as empresas, mas trabalhando de forma cooperativa e colaborativa”, frisou.
Já a secretária da Fazenda de Estrela, Natalie Sesti Lopes, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Simonela Steiner, explicaram sobre as destinações que podem ser feitas durante a declaração do Imposto de Renda aos fundos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Doações estas que podem ser feitas tanto por pessoa jurídica quanto física e não representam um valor adicional no Imposto de Renda, já o percentual é descontado do valor que será pago do tributo, destinando este percentual a ações locais.
A reunião-almoço foi uma realização da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, com apoio da Cacis Mulher. O patrocínio é de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Cooperativa Languiru, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas e Grupo A Hora.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer