Comércio Cursos Eventos Novidades

Treinamento da Cacis qualifica lojistas sobre o ciclo do crédito

14 de novembro de 2023

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, em parceria com a Rede de Entidades Parceiras da CDL Porto Alegre e Boa Vista SCPC, realizou, no dia 14 de novembro, um treinamento gratuito referente à proteção de crédito. O treinamento “Desvendando o Ciclo do Crédito”, foi ministrado pela supervisora comercial da CDL Porto Alegre, Nutiele Freitas.

Em torno de 50 pessoas participaram do treinamento realizado no auditório da nova sede da Cacis. Dentre os presentes, o vice-prefeito, João Schäfer, que enalteceu a massiva presença de lojistas buscando conhecimento que agregará em seus negócios; e a diretora do Comércio da Cacis Sila Dotti, que reforçou que o crédito é uma tema que faz parte do dia a dia do comércio e que precisa ser bem compreendido para a boa saúde financeira das empresas.

A supervisora iniciou a fala dela trazendo dados da inadimplência no Estado e, também, em Estrela. Em outubro, a inadimplência no município foi de 24,9%, enquanto no Rio Grande do Sul foi de 30,5%. “A inadimplência é o principal risco na concessão de crédito ou em vendas a prazo. O não recebimento pelo produto vendido ou serviço prestado acarreta em prejuízos e impacta o fluxo de caixa das organizações”, advertiu.

Treinamento foi ministrado por Nutiele Freitas (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

Nutiele também questionou os lojistas presentes sobre como estão os processos de análise e concessão de crédito em cada empresa. “Conceder crédito implica em aceitar riscos, requer conhecimento do tomador do crédito e necessita de políticas de crédito e gestão do risco. Aliás, é de suma importância ter a política de crédito documentada, pois se assim se padroniza o processo entre todos aqueles que vão trabalhar nesta área na empresa”, ressaltou.

A supervisora também apresentou os 6 Cs que compõem as variáveis básicas para a avaliação de crédito, sendo eles: caráter (informações referentes à índole e reputação do cliente), capacidade (potencial do solicitante para quitar o crédito solicitado), capital (mensuração da situação patrimonial do cliente), colateral (garantias), condições (condições econômicas e setoriais vigentes) e conglomerado (análise de todo, como um grupo de empresas ou familiar).

O passo a passo para a liberação de crédito sugerido por Nutiele prevê que, primeiramente, se identifique o comprador, através de documentos comprobatórios. Em seguida, validar os dados, com a ficha cadastral completa e atualizada. Posteriormente, analisar os restritivos no Serviço Central de Proteção ao Crédito. E, por fim, analisar o comportamento através de ferramentas, como Score e Cadastro Positivo.

Treinamento qualificou lojistas sobre o ciclo do crédito (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

Nutiele ainda falou da gestão de risco, observando que a inadimplência é o maior risco na operação de crédito. “A mensuração da inadimplência vai indicar o grau de risco a qual está exposta a empresa. E é de suma importância fazer, no máximo a cada 60 dias, a reconsulta de crédito dos clientes, para evitar situações futuras de inadimplência”, salientou.

Ela encerrou seu treinamento trazendo sete dicas básicas que os lojistas podem adotar no dia a dia, sendo elas:

1) Divulgue que a empresa trabalha com vendas à prazo e aproveite as vantagens que essa forma de pagamento oferece;

2) Mantenha o cadastro dos seus clientes sempre atualizado, para facilitar a comunicação (ativação, reativação e cobrança);

3) Reavalie os seus processos de análise de crédito, periodicamente;

4) Consulte e inclua inadimplentes no Serviço Central de Proteção ao Crédito, para evitar riscos;

5) Invista na análise de crédito e economize na cobrança;

6) Acompanhe o risco mensalmente;

7) Consulte o comprador regularmente, pois a situação econômica do cliente é variável.

O treinamento foi uma realização da Cacis Estrela, com apoio de Rede de Entidades Parceiras da CDL Porto Alegre e Boa Vista SCPC. O patrocínio foi de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Launer Química, Dinna, Run More, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana, Impress Comunicação Visual e Grupo A Hora.

Treinamento qualificou lojistas sobre o ciclo do crédito (Foto: Édson Luís Schaeffer/Schaeffer Comunicação)

 

Confira os slides do treinamento: Apresentação – Desvendando o Ciclo de Credito

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

whatsapp Fale conosco