Comércio

Viva o Taquari Vivo: ação retira mais de uma tonelada de lixo do rio

11 de abril de 2015

Mais de 200 voluntários com seu engajamento e suas embarcações retiraram do Rio Taquari no sábado (11), 1,173 quilos de lixos que estavam nas margens e no entorno do Parque Municipal da Lagoa em Estrela. Plásticos, pneus, vidros e animais e  animais mortos apareciam a medida que os grandes sacos de lixos eram  levados pelos voluntários para o centro da ação e abertos para serem pesados.

A promoção da Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) em conjunto com a Secretaria  de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela mobilizou muitas entidades que fizeram questão de marcar participação.

O vice-presidente de Eventos da Cacis e coordenador da ação, Pablo Souto Palma diz que o Viva o Taquari faz parte da série de eventos que a Cacis incorpora em suas atividades. Esse é o quinto ano que a entidade desenvolve a ação em Estrela. “É um evento que foge do escopo das atividades empresariais da Cacis. Essa ação requer processo de envolvimento da comunidade. Usamos nosso conhecimento para chamar as empresas para manter o Taquari vivo.” Palma observa que pelo incremento de voluntários deste ano, a comunidade está entendendo que a atividade é fundamental. “Estamos trazendo mais pessoas e conseguindo fazer um trabalho de conscientização.”

O trabalho de limpeza durou a manhã inteira com voluntários que iam e vinham com grandes sacolas de lixos. Nas margens dos rios, as embarcações levavam os participantes e os esperavam para resgatá-los com sacos cheios de rejeitos. Muitos levaram os lixos para as margens de uma forma peculiar: remavam em pé em cima de uma prancha (stand up paddel).

A voluntária Luciana Krabble foi cedo juntar-se a atividade e levou a filha de 6 anos para conscientizá-la desde cedo. “Precisamos fazer algo pelo nosso rio e meio ambiente. Não ficar apenas esperando pelos outros.” Juntou plásticos e pneus e ficou impressionada com o número de animais mortos. Deu o recado: “É preciso mais respeito com os animais. Gostaria que as pessoas destinassem corretamente o lixo.”

Foram juntados sofás, cadeiras, sapatos, canos de pvc, garrafas pet, vidros, calças, roupas, colchões, computadores.

O secretário do Meio Ambiente de Estrela, Hilário Eidelwein, salienta que o lixo depois de separado, irá para a Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela. “O que é aproveitável será comercializado posteriormente pela prefeitura através de leilão e o resto vai para a célula de rejeito.” Uma amostragem do lixo ficará exposta na Praça Menna Barreto a partir de segunda-feira, chamando a atenção da sociedade para o impacto do que é retirado dos mananciais e do entorno.

As empresas e entidades voluntárias que participaram da ação foram:  Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Lions Estrela, Rotary Club Estrela, Hospital Estrela, Faculdade La Salle, Rádio Sorriso, AECA, Get Up, Centauros Rugby Clube, CORSAN, SESI, Nossa Dica, Jeep Club, Defesa Civil, 3ª CRE, Prefeitura Municipal – Secretaria do Meio Ambiente, Equipe UTL (Usina de Tratamento de Lixo), Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Obras, Secretaria da Saúde, Sala Verde, Petter EPI’S, Cooperativa Languiru, KB Projetos, Editora Atica, Fruteira Degasperi, Certel, Thomas Horn Arquitetos, Verde Vida, Univale, Metalúrgica Hassmann, BRFoods e Lajestre.

Os mais retirados

Rejeitos – 450 quilos

Pneus – 113 quilos

Ferros e metais – 99 quilos

whatsapp Fale conosco